Amor de apicultor austríaco por portuguesa enriquece Beira Alta com 250 colmeias

| Norte
Porto Canal / Agências

Mangualde, 14 mai (Lusa) -- O amor por uma portuguesa levou o austríaco Harald Hafner a mudar-se para Portugal, mas na "bagagem" trazia já uma outra grande paixão, as abelhas.

Harald Hafner, de 47 anos, vive em Mangualde desde 2007 e tem atualmente 250 colmeias na região da Beira Alta, produzindo cada uma delas uma média de 25 a 30 quilos de mel, num ano regular.

"A paixão pelas abelhas já vinha de antes, tinha começado na Áustria", contou o apicultor à agência Lusa, acrescentando que desde miúdo gostava de insetos e que foi influenciado por uma tia-avó apicultora.

Apesar de esta ser uma paixão de infância, só "bastante tarde", há cerca de 15 anos, teve as suas primeiras colmeias, na Áustria, apadrinhado por um vizinho. Nessa altura, a apicultura era apenas um passatempo.

"Antes de vir a Portugal, vivi um tempo na República Dominicana e foi aí que comecei a ser apicultor profissional (em 2003). Fiz desse passatempo a minha profissão", frisou.

Atualmente, Harald Hafner retira das colmeias o mel e outros produtos que comercializa. Mas muito do seu tempo é também passado a ensinar os outros.

Detentor de um mestrado em apicultura tirado na Escola Agrária de Warth, na Áustria, Harald Hafner deu o seu primeiro curso na primavera de 2011, no Jardim Botânico de Coimbra, onde tem um apiário pedagógico.

"Nesse curso, tinha dez alunos. No ano passado, de repente, tinha cem alunos entre Porto, Paredes e Coimbra e este ano tenho feito algumas viagens até Sintra e estou a dar dois cursos aqui em Mangualde", contou.

Durante os cursos são abordados conceitos sobre o comportamento e a vida das abelhas e técnicas para a sua manutenção. A sua filosofia passa por uma abordagem "mais natural, mais biológica", às colmeias e às abelhas.

Harald Hafner congratulou-se por em Portugal haver cada vez mais apicultores a produzirem em modo biológico, mas lamentou que haja "pouco apoio em termos de formações".

"Há muitos apicultores que estão um pouco sozinhos perante os desafios que temos de enfrentar hoje em dia na apicultura", alertou.

Apesar de os anos como apicultor profissional serem poucos, as aventuras são muitas. E não passam apenas por ir recolher um enxame ao cimo de uma árvore.

Com um sorriso no rosto, Harald Hafner recordou uma noite na República Dominicana em que foi entregar umas colmeias que tinha vendido, acompanhado de amigos.

"Era um grupo de jovens, que parava em cada esquina a beber cervejas, até que chegámos ao final e já todo mundo estava muito feliz", contou, garantindo que, no entanto, as colmeias chegaram direitas ao destino.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.