Populares travam chamas até à chegada de bombeiros em Mondim de Basto

Populares travam chamas até à chegada de bombeiros em Mondim de Basto
| Norte
Porto Canal

Os populares de Parada de Atei, concelho de Mondim de Basto, ajudaram hoje a travar o avanço das chamas até às suas casas enquanto não chegaram os bombeiros e um helicóptero.

Foram horas de algum sufoco nesta aldeia. Este é o segundo grande incêndio que está a afetar o concelho de Mondim de Basto.

Augusto Lopes contou à agência Lusa que a população se juntou com giestas, enxadas e até moto serras para cortar as árvores que estavam mais perto das casas.

"Lá conseguimos fazer com que o fogo não chegasse às casas. Mas estivemos aqui muito tempo sem qualquer bombeiro", frisou.

Os operacionais chegaram depois, acompanhados também de um helicóptero que foi fazendo descargas sobre a linha de fogo mais próxima das habitações.

Augusto Lopes lamentou os terrenos sujos que facilitam a propagação das chamas.

Enquanto olhavam depois, mais calmos, para a intervenção dos bombeiros, as conversas dos populares de Parada de Atei iam todas parar à necessidade de "travar de uma vez por todas os incendiários" e à "responsabilidade do Governo" que "não investe na prevenção".

Este incêndio que atingiu a zona de Atei, vindo do concelho vizinho de Mondim de Basto é o segundo que hoje está a lavrar no concelho de Mondim de Basto.

Desde a madrugada de terça-feira que um outro fogo está a lavrar na zona do Alvão, tendo deflagrado em Fervença, prosseguindo depois para Ermelo, Carrazedo de Ermelo, Tejão, Pardelhas, onde destruiu uma vasta área de pinhal.

Durante a tarde o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, falava numa "situação dramática" que hoje afeta o seu concelho.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.