Bombeiro de Valença transferido para Coimbra com 30% do corpo queimado

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 29 ago (Lusa) - O bombeiro da corporação de Valença atingido hoje pelas chamas durante o combate a um incêndio florestal vai ser transferido para o hospital de Coimbra, apresentando 30% do corpo queimado, disse à Lusa fonte hospitalar.

O bombeiro, de cerca de 50 anos, foi transferido ao início da tarde, pelo INEM, de Valença para o hospital de Braga. Contudo, fonte daquele hospital confirmou que será entretanto transferido para a unidade de queimados do Centro Hospitalar de Coimbra.

A mesma fonte disse que o homem apresenta queimaduras em cerca de 30% do corpo.

O bombeiro integrava uma equipa de 16 homens que ao início da tarde de hoje combatia as chamas na freguesia de Sanfins, em Valença, assumindo a função de motorista do Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), que também foi atingido pelas chamas.

"Ao tentar retirar a viatura foi envolvido nas chamas, numa reviravolta do fogo provocada pelo vento", explicou à Lusa Luís Brandão Coelho, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença.

Trata-se de um elemento com "muita experiência" e que é voluntário desde 1987, precisou o responsável, admitindo que este caso afeta "psicologicamente" os restantes elementos daquela corporação.

"Ver um companheiro a ser apanhado pelas chamas e a ficar maltratado deixa toda a gente bastante deprimida e um pouco frustrada, por esta situação resultar da ação de fogos que, reconhece-se, não têm causas naturais. Por isso, é muito frustrante, depois do esforço que se faz, acabar por se ser vítima desta forma", criticou Luís Brandão Coelho.

PYJ/JYCR (PYJ/ACG) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.