Vila Pouca de Aguiar viaja à época romana e à exploração do ouro

| Norte
Porto Canal / Agências
Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, 16 jul (Lusa) -- O Centro Interpretativo de Tresminas, que é inaugurado sexta-feira, em Vila Pouca de Aguiar, custou um milhão de euros e quer levar os visitantes numa viagem à época romana, mostrando como se explorava antigamente o ouro.

A festa de inauguração dá o arranque à quinta edição do Festival do Ouro Romano, que se prolonga até domingo neste concelho do distrito de Vila Real.

O Centro Interpretativo de Tresminas, que já está em funcionamento desde junho, inclui um anfiteatro exterior, um auditório subterrâneo, camarins e sala de exposição e onde será projetado em permanência um filme explicativo sobre este património milenar e ainda "réplicas fiéis" de dois moinhos que vão mostrar como os romanos trituravam o minério.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, destacou à agência Lusa a "importância histórica" de Tresminas, tanto que estas minas a céu aberto eram geridas diretamente pela guarda do imperador.

Aqui, a exploração de ouro decorreu ao longo de 450 anos e depois não teve mais intervenções.

É por isso, segundo o autarca, um "património arqueológico único" que se preserva desde "há cerca de 2000 anos".

Recentemente o município criou um grupo de trabalho para o processo de candidatura do Complexo Mineiro Romano de Tresminas e Jales a Património Mundial da Humanidade.

O investimento efetuado no centro interpretativo foi de um milhão de euros.

No entanto, segundo a autarquia, o investimento global efetuado no complexo mineiro ascende aos cinco milhões de euros (centro interpretativo, escavações, valorização do parque arqueológico, eventos culturais).

Esta aposta teve como objetivo "dar corpo" à candidatura à UNESCO e valorizar a economia regional.

O Festival do Ouro Romano inclui banquete, desfile, mercado, animação e visitas guiadas a Tresminas.

Ao longo dos três dias, será possível assistir a recriações históricas, demonstrações de aves de rapina e encenações teatrais, um cortejo romano e luta de gladiadores.

A vereadora Rita Dias afirmou à agência Lusa que este festival, que se está a consolidar de ano para ano, visa divulgar o património histórico de Vila Pouca de Aguiar e atrair mais turistas ao concelho.

É um evento que tem como objetivo "dinamizar a economia", quer a restauração, hotelaria ou o comércio local.

O Festival do Ouro é, segundo a organização, uma iniciativa que quer "honrar o legado romano".

O evento é promovido pela câmara, em parceria com a empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB).

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.