José Pedro Branquinho é o candidato da CDU em Celorico da Beira

| Política
Porto Canal / Agências

Celorico da Beira, 29 ago (Lusa) - O dirigente sindical José Pedro Branquinho Branco é o candidato da CDU à presidência da Câmara de Celorico da Beira, cargo a que concorre pela primeira vez com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do concelho.

O candidato, de 49 anos, coordenador da União dos Sindicatos da Guarda e guia turístico no Parque Arqueológico do Vale do Côa, disse hoje à agência Lusa que vai apresentar ao eleitorado de Celorico da Beira "propostas diferentes dos dois partidos que normalmente ganham a Câmara Municipal".

José Pedro Branquinho Branco considera que a autarquia "tem que ter um projeto de desenvolvimento conjunto com os municípios à volta da Serra da Estrela e com a região do Douro".

"Estabelecer uma ponte entre a Serra da Estrela e o Alto Douro Vinhateiro" e apostar na "defesa das pequenas e médias empresas" existentes em Celorico da Beira são duas ideias do candidato para o desenvolvimento concelhio.

O sindicalista, que garante conhecer "os serviços, as freguesias e os problemas" do concelho, apresenta-se ao eleitorado com a intenção de "servir as populações" e dar o seu contributo para o futuro do município.

Em relação aos principais problemas locais, assinala o facto de a Câmara Municipal apresentar "uma dívida grande" e de "não ter havido o devido cuidado" na extinção e agregação de freguesias.

A candidatura da CDU tem como objetivo "aumentar o número de votos e eleger elementos para a Assembleia Municipal" de Celorico da Beira.

"É um objetivo difícil, mas se for eleito um vereador [pela CDU], ele responderá perante os cidadãos nessas responsabilidades", assegura o candidato.

A Câmara Municipal de Celorico da Beira é atualmente presidida pelo socialista José Monteiro, que se recandidata ao terceiro mandato.

A coligação PSD/CDS-PP candidata às eleições de 29 de setembro o professor Manuel Portugal, licenciado em Design e com pós-graduação em administração e gestão escolar, que desempenha as funções de diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira.

Nas eleições autárquicas de 2009, o PS obteve 53,20% dos votos e elegeu três mandatos, o movimento independente MAJUSP conseguiu 22,12% (um mandato) e o PSD 21,27% (um mandato).

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.