Drogba na ponta de um 'onze de luxo', a custo zero

Drogba na ponta de um 'onze de luxo', a custo zero
| Desporto
Porto Canal (MPM)

O mercado de transferências abriu, na maioria dos países, a 1 de Julho. Nessa data, foram vários os jogadores a ficarem sem clube. Oportunidades apetecíveis, inclusive para as equipas nacionais.

Chegado o mês de Julho, a par da abertura oficial do mercado de transferências, são vários os jogadores que ficam livres de contrato, podendo assinar a 'custo zero' por um novo clube. É assim todos as épocas, e 2015/2016 não será excepção.

Este é o momento em que os adeptos esperam ansiosamente o anúncio de um nome sonante para as suas cores. A oportunidade para os clubes garantirem alguém que, além de poderem trazer sucesso desportivo serão um sucesso na venda de camisolas. Contratações que outra forma não seriam possíveis, dados os preços 'super-inflacionados' que se praticam hoje no desporto-rei.

Jonas, avançado brasileiro do Benfica, é um bom exemplo. O jogador, que até demorou um pouco a afirmar-se na Luz, acabou por ser uma das grandes revelações no campeonato, conseguindo o segundo lugar na tabela dos melhores marcadores, a apenas um golo do colombiano Jackson Martínez.

São precisamente os atacantes aqueles que mais entusiasmam os adeptos. E não há muito mais mediático do que Didier Drogba. O costa-marfinense terminou contrato com o Chelsea de José Mourinho, de onde se despediu como campeão inglês. Foi preponderante em várias partidas, sobretudo devido à instabilidade da situação física do seu companheiro de posição Diego Costa. A sua qualidade é inegável, apesar dos seus 37 anos. Drogba foi inclusive associado ao FC Porto, o que entretanto foi categoricamente desmentido pelo presidente dos dragões, Pinto da Costa. Os elevados salários de um jogador da craveira de Drogba são muito difíceis de comportar para a realidade portuguesa.

Existem outros nomes capazes de gerar interesse a nível mundial. Robinho (ex-Santos), Berbatov (ex-Mónaco), Cassano (ex-Parma) ou Claudio Pizarro (ex-Bayern) estão livres para assinar sem custos, salvo prémios de assinatura, habitualmente elevados nestes casos, e comissões de empresários. A nível nacional, Hélder Postiga, Ricardo Vaz Tê e Edinho são alguns dos avançados que ainda procuram clube para a próxima temporada.

Quando a defesa é o melhor ataque

Dizem os especialistas que uma equipa se constrói 'de trás para a frente'. E não faltam craques no mercado. O uruguaio Maxi Pereira encontra-se livre, e tem sido uma das 'novelas' do Verão. O lateral-direito recusou a renovação com o Benfica e tem sido insistentemente ligado ao FC Porto pela imprensa nacional, o que até ao momento está por confirmar, apesar de Maxi ter admitido que o Porto "é uma hipótese". Ainda no lado direito da defesa, João Pereira, após meio ano de empréstimo ao Hannover, onde foi pouco utilizado, está sem vínculo contratual e, ao que tudo indica, estará de regresso ao Sporting.

Ron Vlaar, possante internacional holandês poderá ser uma solução interessante para quem queira reforçar o centro da defesa, concluída a sua ligação aos ingleses do Aston Villa. Sereno e Nuno André Coelho são centrais com historial no campeonato nacional e também procuram clube.

Talvez seja o centro do terreno o sector com mais opções de qualidade a 'custo zero'. Alberto Aquilani deixou a Fiorentina e Afellay o Barcelona. Os franceses Gourcuff e Lass Diarra e o argentino Cambiasso são médios muito apetecíveis, apesar de auferirem salários proibitivos.

Na baliza, os 'três grandes' estão bem servidos, sobretudo após o anúncio da aquisição de Iker Casillas pelo FC Porto. No entanto, os guarda-redes argentino Sergio Romero, ou o brasileiro Rafael Bracalli são opções de valor garantido e encontram-se livres para rubricar contrato com um novo clube.

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.