PSD, PS, CDS e BE voltam aos palcos a um mês das autárquicas

PSD, PS, CDS e BE voltam aos palcos a um mês das autárquicas
| Política
Porto Canal

PSD, PS, CDS-PP e BE fazem este fim de semana as respetivas reentradas em força na cena política nacional, a um mês das eleições autárquicas, enquanto a tradicional "Festa do Avante!" vai concentrar as hostes comunistas na semana seguinte.

O maior partido da coligação governamental bem como o maior partido da oposição parlamentar têm as "tropas" estacionadas em Castelo de Vide e em Évora, nas respetivas "universidades de verão".

O ponto alto do encontro "laranja" vai ser o discurso de encerramento do líder social-democrata e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, previsto para a hora do almoço de domingo, já depois de uma primeira intervenção estival na histórica Festa do Pontal, Algarve, há cerca de duas semanas.

Os ex-líderes sociais-democratas Marcelo Rebelo de Sousa e Santana Lopes ou o antigo ministro da Saúde de governos socialistas Correia de Campos são presenças confirmadas ao longo dos trabalhos.

Nas "aulas" socialistas, também com a presença de Correia de Campos e de uma delegação do MPLA (Angola), vão estar presentes o líder parlamentar, Carlos Zorrinho, e outros nomes como os investigadores Adelino Maltez e Soromenho-Marques, o deputado Francisco Assis ou a presidente do partido, Maria de Belém Roseira.

O encerramento vai ser protagonizado pelo secretário-geral do PS, António José Seguro, também previsivelmente por volta das 12:00, mas no sábado, data da convenção autárquica do CDS-PP, em Matosinhos.

O discurso final do presidente do CDS e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, acontecerá ao final da tarde, após intervenções de dirigentes centristas e de candidatos às eleições autárquicas de 29 de setembro, a partir das 15:00.

Igualmente no sábado - embora a coordenadora do BE Catarina Martins discurse sexta-feira - termina o Fórum Socialismo2013, na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, com a presença de diversas figuras da esquerda.

O outro coordenador bloquista, João Semedo, fará o encerramento dos trabalhos pelas 18:00, depois de uma série de mesas-redondas sobre variados temas das áreas de economia e de sociedade.

Apesar de a 37.ª edição da Festa do "Avante!" só começar na sexta-feira seguinte, também no sábado o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, vai visitar e falar aos militantes e voluntários que estão desde há semanas a montar o recinto do evento, pelas 14:00.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.