Aluno da Escola Júlio Dantas (Lagos) consegue medalha de bronze nas Olímpiadas de Física

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 12 jul (lusa) - A equipa portuguesa obteve uma medalha de bronze e três menções honrosas nas Olímpiadas Internacionais de Física, que terminaram hoje em Bombaim, na India, divulgou a Universidade de Coimbra.

Grégory Bonaert, do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos, obteve medalha de bronze. André Lello de Almeida (Colégio Luso-Francês, Porto), José Guilherme Matos (Escola Secundária de Mirandela) e João Antunes (Escola Secundária da Amadora) tiveram menção honrosa.

David Pereira (Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede) foi outro dos representantes portugueses na prova.

O vencedor absoluto desta Olimpíada, que obteve a melhor classificação no conjunto dos dois testes, foi um estudante da Coreia do Sul, Taehyoung Kim. Participaram nesta competição 382 estudantes finalistas do ensino secundário de 82 países.

Esta Olimpíada, que vai já na XLVI edição, é uma competição anual onde jovens estudantes pré-universitários são convidados a demonstrar a sua preparação em Física em dois longos e difíceis exames (um teórico e um experimental).

O nível de conhecimentos exigidos para realizar estas provas vai muito além do programa de Física do ensino secundário, obrigando os estudantes a imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação.

Na prova deste ano, os problemas teóricos focaram-se principalmente em tópicos de Física Nuclear e de Partículas, com os estudantes a responderem a complexas questões sobre a radiação e as partículas resultantes da fusão nuclear que ocorre no Sol e também sobre as propriedades ondulatórias da matéria.

Na última questão, a equipa nacional resolveu um problema sobre detalhes do funcionamento de um reator nuclear.

Os chefes de equipa que acompanharam a delegação a Bombaim, Fernando Nogueira e Rui Travasso, docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), fizeram um balanço "muito positivo" da prestação portuguesa, realçando um "claro melhoramento" dos resultados da componente teórica da equipa nacional quando comparados com anos recentes.

Segundo os mesmos responsáveis, a prova experimental foi muito longa e complexa e era necessário ter grande destreza experimental para conseguir recolher e analisar todos os dados em tempo útil.

A prova foi baseada na experiência realizada por Rosalind Franklin, que resultou na descoberta da estrutura do ADN e no prémio Nobel de 1962.

No entender os docentes da FCTUC, a "muito deficiente" componente experimental dos programas ministrados no ensino dificulta enormemente o trabalho de preparação dos concorrentes, exigindo muito esforço dos alunos para compensar o seu pouco à vontade num laboratório de Física.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física ,com o patrocínio do Ministério da Educação e da Ciência, da Agência Ciência Viva, da Fundação EDP e da Fundação Calouste Gulbenkian.

O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da FCTUC, integrado nas atividades da escola Quark de Física para jovens.

FC // SO

lusa/fim

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".