Populações protegidas mas vento "brutal" dificulta combate no Caramulo

| Norte
Porto Canal / Agências

Tondela, 29 ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Tondela disse hoje à agência Lusa que o vento "brutal" está a dificultar o combate ao incêndio no Caramulo, mas que tem sido possível proteger até ao momento as povoações, bens e pessoas.

"Para já tem-se conseguido proteger as populações, sobretudo no concelho de Tondela e de Oliveira de Frades [distrito de Viseu], mas a situação está muito difícil por causa do vento. É a maior dificuldade, é uma coisa enormíssima e brutal. Entretanto, já começaram a funcionar os meios aéreos, o que pode vir a ajudar a resolver alguns dos problemas que temos", adiantou Carlos Marta.

O autarca informou que existe apenas informação de uma habitação que foi atingida pelas chamas em Oliveira de Frades, e assinalou que o fogo está a avançar em direção a Agadão, no concelho de Águeda, já no distrito de Aveiro.

"Se o vento não parar, vai ser muito complicado", sublinhou, acrescentando que neste momento "ninguém faz previsões" quanto a um eventual epílogo deste incêndio, que na última noite atravessou várias zonas habitadas.

"Já atravessou várias populações, grande parte dos meios dos bombeiros esteve na proteção das habitações, que são várias espalhadas por toda a serra", afirmou à Lusa o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Viseu, António Ribeiro.

O comandante explicou que na Serra do Caramulo há uma grande dispersão de habitações, aldeias e pequenas aldeias e algumas casas isoladas, sendo que a situação está mais calma, mas os bombeiros continuam a defender as povoações.

De acordo com informação disponibilizada na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 10:00 de hoje, o fogo que teve início no Caramulo tinha duas frentes ativas e mobilizava 429 operacionais, apoiados por 127 veículos e três meios aéreos.

JYMC (JRS) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.