Vento e terreno difícil dificultam combate às chamas em Foz Côa

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Foz Côa, 28 ago (Lusa) - O vento e o declive do terreno estão a dificultar as ações de combate do incêndio que deflagrou às 00:53 de hoje em Almendra, concelho de Vila Nova de Foz Côa, segundo fonte dos bombeiros.

"Há vento e o declive [do terreno] faz correr o fogo que anda na encosta do rio Côa", referiu à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa Ildefonso Costa.

O responsável contou que o fogo teve início nas proximidades da localidade de Almendra, mas "duas projeções atravessaram o rio Côa em locais distanciados cerca de 500 metros".

Pelas 17:40 as chamas progrediam numa zona de mato "em duas frentes distintas, uma em direção à localidade de Tomadias e outra em direção a Chãs", contou Ildefonso Costa.

Referiu que para a zona de Almendra, onde o fogo começou, foi pedida a intervenção de uma máquina de rastos para que o incêndio possa ficar "contido" e dominado.

Quanto às outras duas frentes ativas, o comandante indicou que o seu combate está a ser dificultado pelo vento, que sopra com alguma intensidade, e pelo declive do solo.

Adiantou que as chamas, embora próximas, ainda não tinham atingido a área do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio de Vila Nova de Foz Côa mobiliza 57 operacionais e 17 viaturas.

No distrito da Guarda deflagra outro incêndio, na Serra da Marofa, Figueira de Castelo Rodrigo, que está a ser combatido por 55 operacionais, cinco viaturas e um helicóptero bombardeiro pesado.

ASR // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.