Bombeiros de Bragança queixam-se de dívidas do ministério da Saúde no transporte de doentes

Bombeiros de Bragança queixam-se de dívidas do ministério da Saúde no transporte de doentes
| Norte
Porto Canal

O presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Bragança, Diamantino Lopes, denunciou hoje que há corporações com dificuldade em pagar salários devido a uma dívida de "600 mil euros" da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE).

O dirigente afirmou à Lusa que a entidade responsável pela Saúde no Nordeste Transmontano "deve quase todo o ano de 2013, exceto janeiro" do transporte de doentes efetuado pelas 15 corporações da região.

Contactada pela Lusa, a ULS do Nordeste confirmou, por escrito a existência da dívida, mas indica que o valor é de "489 mil euros" e que está a ser liquidada junto com os valores mensais devidos, sendo que o último mês pago aos bombeiros foi o de janeiro de 2013.

O presidente da federação realçou que o transporte de doentes do Serviço Nacional de Saúde é uma "receita prioritária" para as corporações e que devido ao atraso de "meio ano" nos pagamentos "há funcionários que, nalguns casos, não recebem (salários) a tempo e horas".

O dirigente lembrou ainda que "nos dois últimos anos houve uma forte redução do transporte de doentes", devido aos cortes na saúde, que, associada ao atraso nos pagamentos, está a causar constrangimentos financeiros aos bombeiros.

As corporações têm, segundo Diamantino Lopes, registado "um aumento significativo de serviços prestados a particulares, sobretudo pessoas idosas que, como o Serviço Nacional de Saúde não paga [o transporte de doentes] recorrem aos bombeiros", pagando do seu bolso.

Ainda assim, esta "nova" receita não compensa as perdas e o valor da dívida dos serviços prestados à ULS do Nordeste, acrescentou.

O presidente da federação acusou ainda a ULSNE de não responder a pedidos de reuniões solicitados pelos bombeiros.

A unidade local de saúde esclareceu, na resposta enviada à Lusa, que "o valor em dívida está a ser pago todos os meses, sem exceção", explicando que "o pagamento mensal efetuado a cada corporação corresponde não apenas à faturação desse mês, mas acrescido de uma verba de amortização da dívida".

Aquela entidade garante que "foi efetuada, na semana passada, a transferência relativa ao mês de agosto, no valor de 206 mil euros, uma quantia que corresponde à faturação do mês de janeiro de 2013 e à amortização da dívida global".

A ULSNE garantiu ainda que "tem feito e continuará a fazer todos os esforços com vista à regularização, no mais curto espaço de tempo, da sua situação financeira" e que mantém "quer o diálogo, quer a estrita observância dos consensos estabelecidos com esse objetivo".

"As corporações de bombeiros desempenham um papel fundamental, nomeadamente ao nível do transporte de doentes, pelo que constituem uma prioridade para a ULSNE no que respeita ao pagamento devido pelos serviços prestados", refere.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.