Direção-Geral de Saúde alerta para concentração de fumo no distrito do Porto

| Norte
Porto Canal

A Direção-Geral de Saúde alertou hoje para a concentração de fumo na zona do Porto, em resultado dos incêndios a lavrar no distrito, recomendando que crianças, idosos, grávidas e doentes com asma devem permanecer no interior de edifícios.

"Os incêndios são uma das maiores fontes de emissão de poluentes gasosos e libertação de partículas para a atmosfera, com repercussões na qualidade do ar e na saúde humana", refere nota enviada pelos Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da DGS, intitulada "efeitos sentidos na zona do Porto em resultado dos incêndios na envolvente".

Segundo a Proteção Civil, quatro incêndios estão ainda em curso no distrito do Porto, com mais de 290 bombeiros a combater as chamas (Amarante, Baião, Póvoa de Varzim e Marco de Canaveses).

A DGS lembra que "a concentração de fumo pode variar constantemente ao longo do dia e afetar pessoas que se encontram em locais mais afastados da área onde ocorre o incêndio" e que "a principal ameaça para a saúde resultante do fumo provém das partículas que constituem um poluente atmosférico que pode afetar a saúde".

"Os principais sintomas são: irritação nos olhos, nariz, garganta e tosse. Pode haver risco de agravamento de doenças respiratórias", alerta a direção-geral de saúde segundo a qual "os efeitos dos incêndios podem ser sentidos com maior intensidade em grávidas, crianças, doentes com problemas respiratórios, doentes com problemas cardíacos, trabalhadores ao ar livre e população envolvida nas imediações de um incêndio".

Nesse sentido, é recomendando que "a população em geral deve reduzir os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes".

Já "as crianças, os idosos, as grávidas, os doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma, e os doentes do foro cardiovascular (...) devem, se possível, permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas e utilizar sistemas de purificação do ar ou ar condicionado".

Às pessoas que se encontrem na proximidade de um incêndio e que necessitem de permanecer no exterior, a DGS recomenda que "devem proteger a boca e nariz com lenços húmidos".

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.