CDS-PP arranca em Matosinhos no sábado com convenção autárquica

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 28 ago (Lusa) -- A convenção autárquica do CDS-PP, que marca a 'rentrée' política dos centristas, reúne, sábado, em Matosinhos, centenas de candidatos e dirigentes, estando o encerramento a cargo do presidente do partido e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

Esta convenção autárquica - decidida em julho, no Conselho Nacional do CDS-PP, em plena crise política -- marca o regresso do partido depois das férias, numa altura em que Paulo Portas viu reforçada a presença dos centristas de Governo de coligação.

Em antecipação à agência Lusa, o secretário-geral do CDS-PP, António Carlos Monteiro, explicou que o partido escolheu este encontro para marcar a 'rentrée' política dada a proximidade às autárquicas, motivo pelo qual decidiu "dar o enfoque a esse próximo embate eleitoral".

De acordo com António Carlos Monteiro, são esperadas "centenas de candidatos e dirigentes do partido", estando o encerramento a cargo do presidente, Paulo Portas.

O secretário-geral do CDS-PP antecipou ainda que para sábado à tarde está prevista uma "sequência de cerca de 20 oradores com vários dirigentes e candidatos do partido".

António Carlos Monteiro explicou que a convenção autárquica é centrada em três linhas de força: o tempo de acertar, o tempo de ajudar e o tempo de inovar.

"O tempo de acertar porque este é o tempo de as câmaras acertarem as suas contas e passarem a ter contas sem dívidas e com a preocupação de terem as contas certas", começou por descrever.

O segundo tema, "o tempo de ajudar" surge porque, de acordo com o centrista, "numa altura como esta, em que tantas pessoas passam dificuldades, as autarquias têm que apoiar essas pessoas, apoiar as instituições que dão apoio a quem passa mais dificuldades".

"O tempo de inovar porque chegou o momento de mudar o paradigma de funcionamento das nossas autarquias, que se centraram muito na despesa pública para fazer obra pública e este é um tempo em que é preciso ter novas preocupações de competitividade, criação de emprego, melhoria nas condições de educação, no fundo de inovação naquilo que é a política autárquica", concluiu.

Sendo tradição o partido fazer "sempre as suas 'rentrées' políticas ou a Centro ou a Norte", António Carlos Monteiro justificou a escolha de Matosinhos com o facto de, neste concelho, o CDS-PP concorrer às eleições autárquicas "pelas suas listas próprias", havendo "um grande empenho nessa mesma candidatura".

A convenção autárquica do CDS-PP decorre sábado, no auditório 1 da Exponor, em Matosinhos, estando o início dos trabalhos previsto para as 15:00.

JF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.