Número de funcionários públicos que pediu reforma em 2012 aumento mais de 50%

Número de funcionários públicos que pediu reforma em 2012 aumento mais de 50%
| Política
Porto Canal

Quase 50 mil funcionários públicos pediram reforma no ano passado, o que representa um aumento de mais de 50% face ao ano anterior, segundo o Relatório e Contas da Caixa Geral de Aposentações.A maioria dos pedidos -- que totalizaram 47.797 -- foi apresentada nos últimos três meses de 2012, refletindo a vontade de evitar o aumento da idade de reforma e os cortes nos montantes das pensões.

De acordo com o documento, o "afluxo excecional de pedidos, ocorrido no final de 2012, foi desencadeado pelo conhecimento prévio do agravamento das condições de passagem à aposentação a partir de 2013 (...), sendo que os pedidos entrados em 2012 têm garantidas as condições de aposentação vigentes no ano".

Apesar deste número de pedidos de reforma, a CGA atribuiu, no ano passado, 20.734 novas pensões, o que significa menos 12,2% do que em 2011.

No entanto, refere o relatório, a diminuição seria de 8,6% se não fossem contabilizadas as 938 pensões de pessoal da PT Comunicações oriundo da Companhia Marconi, que transitaram para a CGA em 2011.

Destas quase 21 mil novas pensões atribuídas, o maior aumento relativo foi registado nas Forças Armadas, onde o crescimento de novos reformados foi de 80,4%.

Em termos absolutos, o número de pensões atribuídas neste setor aumentou de 831 em 2011 para 1.499 no ano passado.

Em contrapartida, a Administração central e as Empresas Públicas registaram decréscimos do número de reformas atribuídas pela CGA, tendo no primeiro caso sido contabilizada uma queda de 25,7% e, no segundo, de 32,9%.

Nos últimos cinco anos, o número de pensões atribuídas ascende a 113.611, o que corresponde a um quarto do total de reformados da CGA.

Das 20.734 pensões atribuídas no ano passado, 36,3% foram antecipadas e tiveram uma penalização média de 12,2%.

De acordo com o mesmo documento, no final do ano passado, 70% das pensões pagas pela CGA tinham valores inferiores a 1.000 euros e 27,3% estavam entre os 1.000 e os 2.000 euros.

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.