Chuck Blazer irradiado do futebol pela FIFA

| Desporto
Porto Canal / Agências
Zurique, Suíça, 09 jul (Lusa) -- O norte-americano Chuck Blazer foi irradiado do futebol pelo Comité Independente de Ética da FIFA, pelo seu envolvimento no caso de corrupção que abalou a instituição, anunciou hoje o organismo que tutela o futebol mundial.

"Blazer cometeu muitos e variados atos de comportamento impróprio, continuadamente e repetidamente, durante o seu mandato como dirigente em vários altos cargos e posições de influência na FIFA e na CONCACAF [Confederação da América do Norte, Central e Caraíbas]", lê-se no comunicado.

Blazer, de 70 anos, foi uma das principais fontes da investigação das autoridades norte-americanas à FIFA e à CONCACAF, que levou à prisão de antigos e atuais dirigentes do organismo, assim como de parceiros, em maio.

Este caso aconteceu na véspera do início do Congresso da FIFA, em que Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato como presidente, demitindo-se, contudo, poucos dias depois.

Antigo secretário-geral da CONCACAF, a confederação da América do Norte, Central e Caraíbas, entre 1990 e 2011, Blazer foi membro do comité executivo da FIFA entre 1997 e abril de 2013.

Blazer denunciou subornos para as atribuições dos Mundiais de 1998 e 2010, as comissões pedidas pela exclusividade de difusão de torneios, entre outras situações que levaram a que a justiça norte-americana avançasse com um processo de associação criminosa e corrupção contra vários dirigentes da FIFA, em vésperas do último congresso.

O norte-americano assumiu-se culpado em novembro de 2013 de dez tipos de crimes, mas deverá ter a pena reduzida, se respeitar o acordo com a justiça.

A 27 de maio as autoridades norte-americanas acusaram 14 pessoas no âmbito deste processo, entre as quais nove dirigentes da FIFA, por crimes praticados ao longo dos últimos 25 anos.

NFO (FB) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto (Voleibol): Trio de tricampeãs na seleção nacional

Ana Rui Monteiro, Joana Resende e Maria Reis Lopes integram a convocatória portuguesa

FC Porto B: Tiago Andrade renova com os 'Dragões' 

Avançado de 18 anos tem brilhado nos Sub-19 e vai integrar o plantel da equipa B em 2024/25.