Fogo no Marão queimou 300 hectares mas já não ameaça aldeia

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 28 ago (lusa) - O incêndio florestal que lavra há 36 horas, na serra do Marão, já consumiu 300 hectares de floresta em Carneiro, Amarante, mas a aldeia já não corre perigo, disse à Lusa o presidente da junta.

"O pior já passou, felizmente, mas há muitos anos que não víamos uma coisa assim", afirmou Joaquim Braga.

Segundo o autarca, no pico do incêndio, quando as chamas estiveram mais próximas da povoação, chegaram a arder "três a quatro" edifícios utilizados para guardar gado, nas imediações da aldeia.

No entanto, nenhuma casa habitada foi atingida, "graças à intervenção dos bombeiros", fez questão de salientar, em declarações à agência Lusa.

O fogo tem destruído manchas de pinheiro, eucalipto, carvalho e outras espécies.

O incêndio começou na madrugada de terça-feira, na zona de Murgido, Candemil, com três frentes, evoluindo em direção de Carneiro, já muito próximo da freguesia de Loivos do Monte, em Baião.

Às 14:09, segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o incêndio mantinha-se ativo, com uma frente.

O dispositivo de combate incluía 156 bombeiros e outros operacionais, de vários pontos do país, 50 veículos e um helicóptero.

APM // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.