EUA pedem a Atenas e UE para chegarem a acordo

EUA pedem a Atenas e UE para chegarem a acordo
| Política
Porto Canal

A Casa Branca instou na segunda-feira a Grécia e os líderes europeus a encontrarem um compromisso para manterem o país na zona euro, após a vitória do "Não" no referendo de domingo.

"O referendo acabou, mas a nossa posição aqui na Casa Branca mantém-se", disse o porta-voz John Earnest.

A União Europeia e os dirigentes gregos precisam de "acordar um pacote de financiamento e de reformas que permita à Grécia continuar no caminho em direção à sustentabilidade da dívida mas também do crescimento económico", afirmou Earnest.

Eles devem fazer isto "de forma a permitir à Grécia permanecer na zona euro", acrescentou.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, falou ao telefone com o Presidente francês, François Hollande, sobre a permanência da Grécia na zona euro.

Os dois líderes também assinalaram que o esforço "requer compromissos difíceis de ambos os lados".

Os gregos rejeitaram no domingo, em referendo, por ampla maioria (61,34%) as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

Na manhã de segunda-feira, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, demitiu-se, a pedido do primeiro-ministro grego. Para hoje está agendada uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.