Grécia: Poiares Maduro defende novo acordo com União Europeia

| Política
Porto Canal / Agências
Mafra, Lisboa, 06 jul (Lusa) - O ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional defendeu hoje que a União Europeia e a Grécia deverão negociar um novo acordo para o pagamento da dívida externa, sob pena de penalizar outros Estados-membros.

"É muito importante que se consiga um acordo, mas é claro que esse acordo não vai permitir, devido ao agravamento da situação, melhorar drasticamente como gostaríamos a situação que o povo grego enfrenta", disse à agência Lusa Miguel Poiares Maduro, acrescentando que o acordo tem de ser "sério e que permita a médio e a longo prazo resolver de forma sustentável os problemas da Grécia".

Para o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, que falava à margem da visita às obras da Loja do Cidadão, em Mafra, "o grande desafio" passa por conseguir "compatibilizar a vontade democrática de 19 estados-membros e do povo grego."

Para Poiares Maduro, é fundamental que cheguem a acordo para, além de "oferecer esperança ao povo grego, respeitar a confiança que outros povos europeus também necessitam quanto à viabilidade da situação encontrada para a Grécia".

Uma vez que uma nova ajuda externa penaliza os diferentes países europeus, enquanto credores, Portugal, adiantou, "tem sempre insistido na necessidade de ter um grande realismo e uma grande responsabilidade".

Os gregos rejeitaram no domingo, em referendo, por ampla maioria (61,34 por cento) as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.   Para o final do dia de hoje está agendado um encontro entre o chefe de Estado francês e a chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir a crise atual.   Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.

FYC // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.