Henrique Neto diz que se PS não apoiar nenhum dos candidatos a Belém "aumenta a verdade"

| Política
Porto Canal / Agências
Matosinhos, Porto, 04 jul (Lusa) -- O candidato à Presidência da República Henrique Neto afirmou hoje que se o PS decidir não apoiar nenhum dos candidatos da sua família política "aumenta a verdade" porque "não é bonito quando o processo é viciado por acordos prévios".

Perante a hipótese de Maria de Belém também avançar com uma candidatura às presidenciais, o presidente do PS, Carlos César, admitiu, quinta-feira, em entrevista à Antena 1, a possibilidade de o partido não apoiar nenhum dos candidatos da área socialista a Belém.

"Aumenta a verdade do PS, é um facto. Para a escolha do secretário-geral houve primárias, que melhoraram muito a verdade da escolha interna e a legitimidade do António Costa é maior por isso. Para a Presidência da República, a candidatura resulta da decisão de uma pessoa. Quando esse processo é viciado por acordos prévios, não é bonito e não é eficiente do ponto de vista democrático", afirmou Henrique Neto, militante do PS e partido pelo qual já foi deputado, à margem de uma visita a uma feira em Matosinhos.

O empresário da Marinha Grande, que apresentou a intenção de se candidatar à Presidência da República em março, insistiu que "se o PS chegar a essa conclusão, é bom que se faça, porque é correto".

"Não sei se é melhor ou pior para mim, não faço ideia, mas é bom que se faça porque é correto fazer-se. Como é natural nestas coisas muita gente no PS não concordou com o candidato que o partido escolheu, porque a legitimidade para o fazer foi de o secretário-geral aparentemente ter engraçado com a cara dele", sublinhou, numa referência ao candidato Sampaio da Nóvoa, que até agora apenas conta com o apoio oficial do Livre/Tempo de Avançar.

Henrique Neto falava aos jornalistas no âmbito de uma iniciativa de recolha de assinaturas para a sua candidatura e de uma passagem pela feira semanal da Senhora da Hora, no concelho de Matosinhos, onde a maioria dos feirantes e clientes admitiu não o conhecer.

O candidato desvalorizou este facto referindo que está empenhado em fazer chegar às pessoas as ideias que defende.

"Para resolver o problema de ser mais conhecido, normalmente o que se faz é pôr uns cartazes com a cara do candidato nas paredes, eu tenho preferência por defender ideias, acho que as ideias são mobilizadores, desde que as pessoas as conheçam. Vamos ter que decidir rapidamente como é que vamos fazer isso", afirmou.

Uma das propostas que defende e que pretende fazer chegar aos eleitores relaciona-se com "a necessidade de ter um verdadeiro pré-escolar, com transporte e alimentação para aquele terço das crianças mais excluídas, de famílias mais pobres".

"Portugal deu um grande salto na educação para os dois terços da classe média e classe alta, mas marginalizamos neste processo as crianças das classes mais baixas que vão ao pré-escolar quando vão, que não têm creches, que estão nos bairros de lata, que ficam o dia inteiro a ver televisão mesmo quando há pré-escolar e chegam ao ensino obrigatório completamente excluídas dos outros porque não tem o mesmo desenvolvimento físico e intelectual", referiu.

Defende que é "um projeto que vale a pena" e que por isso irá enviá-lo para os partidos políticos "para lhes perguntar o que querem fazer em relação a esta nossa proposta".

"E eu pergunto-me se é melhor ter a minha cara aí pelas cidades, num cartaz muito grande, que custa muito dinheiro, ou se é melhor fazer campanha por isto", acrescentou.

PM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.