Alexandre Quintanilha dá última aula à espera de nova liderança na Ciência

| País
Porto Canal / Agências
Porto, 03 jul (Lusa) -- O professor catedrático Alexandre Quintanilha deu hoje a sua última aula no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde sublinhou que "o conhecimento não é um luxo" e disse esperar por uma nova liderança na Ciência nacional.

Perante uma plateia de alunos e figuras académicas e do Porto que não cabiam em duas salas (e no segundo espaço só foi possível assistir através de um televisor), Alexandre Quintanilha, prestes a fazer 70 anos, elencou todos e todas que o ajudaram ao longo da vida e da carreira e realçou que "as pessoas e o conhecimento são a maior riqueza".

Em declarações aos jornalistas no final da aula, para as quais teve de interromper os cumprimentos às dezenas de pessoas que ainda esperavam para lhe falar, o investigador lembrou que chegou a um Portugal que em 1990 vivia uma fase de "grande esperança, de grande motivação", contrária à atual.

"Estamos a passar uma fase que eu espero que seja curta e muito transitória, para que esta motivação, esta esperança, esta convicção de que podemos crescer individualmente como país não se perca", afirmou o professor universitário e ex-diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC).

Alexandre Quintanilha disse esperar que "para as próximas eleições não façam a mesma asneira outra vez" e que haja na Ciência "uma exigência muito maior em relação ao que é a liderança" porque é um campo no qual "não há liderança no país".

"E houve. Houve da parte do Mariano Gago, que não era perfeito, mas que era um individuo que fazia, desenvolvia e deixou ficar um trabalho extraordinário no nosso país precisamente porque tinha essa liderança e agora sentimo-nos todos um bocadinho órfãos precisamente porque não há uma liderança ao mesmo nível e eu gostaria muito que isso aparecesse outra vez", declarou.

Sobre o futuro, Quintanilha disse não fazer ideia do que vai fazer, mas tal não o preocupa: "Sinto-me muito livre, muito leve. Tudo é possível. Tudo desde que eu e o Richard estejamos de acordo".

Questionado sobre se no momento da última aula se lembrava de qual tinha sido a sua primeira lição, o catedrático da Universidade do Porto com mais de 150 publicações em revistas internacionais refletiu por momentos antes de responder afirmativamente.

"Foi a alunos de Engenharia do 2.º ano, em Joanesburgo. Quando entrei vinha com uma camisa azul com flores brancas e vinha vestido com fato de macaco e quando eu entrei na sala, muitos dos alunos eram ligeiramente mais novos do que eu, começaram a gritar que eu estava na ala errada, que devia ir para as alas das Belas Artes e eu disse 'não, não, sou vosso professor' e eles ficaram muito envergonhados", disse, acrescentando que tal teria ocorrido por volta de 1968.

TDI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".