Cinemateca acolhe ciclo sobre afrofuturismo e o género "blaxploitation" no cinema

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 03 jul (Lusa) - O filme "Space is the place", protagonizado nos anos 1970 pelo músico norte-americano Sun Ra, inaugura no sábado, em Lisboa, um ciclo sobre afrofuturismo, o cinema "blaxploitation" e questões de género, raça e sexualidade.

A Cinemateca será a casa deste curto ciclo de cinema e artes visuais, que decorrerá de sábado até ao dia 11, com extensão na Galeria Zé dos Bois (ZDB), também em Lisboa.

O programa, delineado pelos organizadores do festival Queer Lisboa, apresenta filmes que abordam o movimento artístico e filosófico do afrofuturismo, do qual Sun Ra - falecido em 1993 - é considerado um dos expoentes máximos.

Além de "Space is the place" (1974), de John Coney, será ainda exibido o documentário "Sun Ra: The brother from another planet" (2005), de Don Letts, ao qual se junta, no que toca à temática afrofuturista, "Born in flames" (1983), "filme de culto feminista", de Lizzie Borden.

O afrofuturismo, corrente artística marcada pela cosmologia e pela ficção científica, é um dos vetores deste ciclo, que se cruza ainda com o género cinematográfico "blaxploitation", surgido nos anos 1970, nos Estados Unidos, e que mudou a representação dos negros no grande ecrã.

"De figuras oprimidas e submissas passam a super-homens, numa representação irónica dos clichés sobre a força física, a violência e o vigor sexual", lê-se no programa de apresentação.

Sobre esse género cinematográfico, a Cinemateca exibirá pela primeira vez nos seus espaços o filme "Sweet sweetback's baadasssss song" (1971), de Melvin van Peebles, considerado um dos primeiros exemplos do "blaxploitation".

Até ao dia 11, o ciclo incluirá ainda filmes do artista visual Isaac Julien e dois clássicos deste género cinematográfico: "Coffy" (1973), protagonizado pela atriz Pam Grier, e "Cleopatra Jones" (1973), com Tamara Dobson.

O documentário "Paris is burning" (1990), de Jennie Livingston, sobre as comunidades homossexual e transsexual afro-americana e latina de Nova Iorque, encerrá este ciclo, no dia 11.

O programa "Are you for real" - disponível na página oficial da Cinemateca - contará ainda com atividades extra-cinematográficas.

No Museu do Cinema estará patente a instalação "A person is more important than anything else", de Hank Willis Thomas, e na ZDB vai ser apresentado o livro "In a Qu*A*re Time and Place", Tim Stüttgen, cuja temática inspirou este ciclo.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).