Nave Progress 60 levantou para reabastecer a Estação Espacial Internacional

| Mundo
Porto Canal / Agências
Balikonur, Cazaquistão, 03 jul (Lusa) -- A nave espacial não tripulada 'Progress 60' levantou voo hoje da base aérea de Balikonur, no Casaquistão, para reabastecer a Estação Espacial Internacional (EEI), devido à anterior falha da SpaceX.

"Carregando cerca de três toneladas de alimentos, combustível e outros mantimentos para a equipa da EEI, a nave não tripulada 'Progress 60' descolou às 12:55 horas (04:55 horas em Lisboa) do cosmódromo de Balikonur, Casaquistão", pode ler-se no 'site' da EEI.

A nave de carga russa demorará dois dias para concluir a sua missão de reabastecimento da equipa a bordo do laboratório espacial, prevendo-se a acoplagem por volta das 07:13 horas (hora de Lisboa) do próximo domingo, o que a televisão da NASA transmitirá em direto.

No início da descolagem, a 'Progress 60' encontrava-se a voar a cerca de 401 quilómetros por hora sobre o nordeste do Sudão, perto da fronteira entre o Egito e a Líbia.

Esta missão decorre na sequência da explosão do foguetão Falcon 9 e da cápsula Dragon da empresa Spacex, no domingo passado.

CZP/APN // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.