Polis Ria de Aveiro conclui obras de requalificação da Pateira de Fermentelos

| País
Porto Canal / Agências
Aveiro, 03 jul (Lusa) - A valorização da zona envolvente à Pateira de Fermentelos, o maior lago natural ibérico, integra sete obras que a Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro inaugura sábado.

O pacote de intervenções, ao abrigo do programa de valorização e requalificação da Ria de Aveiro, corresponde a um investimento de cerca de 892 mil euros, compreendendo duas empreitadas na Pateira de Fermentelos e o reordenamento e valorização de cinco núcleos piscatórios lagunares, em Estarreja e Ovar.

Resultante de um investimento total de 590 mil euros, a requalificação da Pateira de Fermentelos, localizada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, consistiu nas empreitadas de recuperação do Parque de Espinhel (Águeda) e Parque de Requeixo (Aveiro), ficando ainda por concluir a intervenção no Parque do Carregal.

A demolição de um edifício, a implementação de uma rede de percursos pedonais, a contenção de margens e a criação de uma rampa de acesso e um cais de ancoragem para a ceifeira aquática, assim como a plantação de árvores, arbustos e herbáceas foram as principais intervenções no Parque de Espinhel.

A empreitada, que abrangeu uma área de 10.950 metros quadrados, visou potenciar o usufruto do espaço para os visitantes e para a prática de turismo ambiental, através da implementação de estruturas como um parque infantil, um campo de jogos e mobiliário de apoio.

Já no Parque de Requeixo, foi feita a recuperação da margem e coberto vegetal, com a execução de um posto de avifauna, plantação de árvores, arbustos e herbáceas.

As duas obras fazem parte de um conjunto de intervenções a inaugurar amanhã, como a recuperação de diversos cais e esteiros no município de Estarreja, com o intuito de proteger e defender a zona costeira e lagunar, bem como do Cais da Pedra e zona envolvente, este no município de Ovar.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.