Open House Porto mostra 42 espaços arquitetónicos do Porto, Matosinhos e Gaia

| Norte
Porto Canal

 O terraço da Câmara do Porto, local reservado com uma vista desafogada sobre a cidade, é um dos 42 espaços que pode ser visitado este fim de semana no âmbito do Open House Porto, iniciativa já garantida por mais dois anos.

Actualizado 06-07-2015 13:20

No total são 42 os espaços "públicos, privados e particulares" dos municípios do Porto, de Gaia e de Matosinhos escolhidos para integrar esta 1.ª edição do Open House Porto, considerada "a festa da arquitetura" e que "serve de pretexto para se pensar na relação da arquitetura com a cidade", afirmou hoje Pedro Bandeira, comissário desta 1.ª edição do evento no Porto.

As visitas gratuitas, destinadas ao público em geral, contarão sempre que possível com a presença dos arquitetos dos respetivos projetos de arquitetura, como Siza Vieira, Souto Moura e Rem Koolhaas, três prémios Pritzker com obras incluídas nesta iniciativa.

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, destacou hoje a oportunidade dos três municípios da Frente Atlântica se associarem a um "evento internacional de excelência", iniciado há 23 anos em Londres, Inglaterra, e que decorre em mais de 30 cidades de todo o mundo.

Para o autarca, esta é uma oportunidade de mostrar "às pessoas espaços que muitas vezes não conhecemos ou nem nos apercebemos" da sua existência.

O comissário apontou a "a arquitetura que se produz nas cidades", "a reabilitação urbana" no centro histórico e a leitura que é feita na cidade "para lá do objeto arquitetónico", como critérios que foram seguidos na seleção dos edifícios.

A fundadora do projeto "Open House Worldwide", Victoria Thornton, presente na apresentação do evento no Porto, afirmou que esta iniciativa pretende "abrir mentes, olhos e portas", de forma a haver "espaços de partilha" onde é possível "estimular a comunicação entre as pessoas".

"Somos uma grande família e estou feliz por ver o Porto ingressar nesta família", acrescentou a fundadora, que já percorreu 35 cidades desde que o projeto arrancou em Londres, em 1992.

Pedro Bandeira anunciou ainda estar prevista para domingo a partir das 19:00 uma "Sunset Party" na Quinta da Conceição, em Matosinhos, iniciativa paralela à 1.ª edição do Open House Porto, cujo protocolo firmado em abril prevê a sua continuidade nos próximos dois anos.

A Casa de Chá da Boa Nova e as Piscinas das Marés, em Matosinhos, projetos de Siza Vieira, a Torre do Burgo, no Porto, projetada por Souto Moura, e a Casa da Música, também no Porto, da autoria de Koolhaas, são espaços que estarão de portas abertas.

O teleférico de Gaia, que liga a cota ribeirinha à cota alta da cidade, e a torre da ponte S. João, local que surpreendeu Pedro Bandeira pelo facto de poder ser visitado, incluem a lista de espaços selecionados.

Casas particulares, como o edifício praça de Liége, no Porto, poderão também ser visitadas.

Esta oportunidade de "abrir edifícios cujo valor arquitetónico se justifica dar a conhecer a um público mais alargado" representa um trabalho de três meses, sendo certo que convencer privados "nem sempre foi fácil", disse Bandeira.

"Tivemos algumas recusas (...). Eu próprio iria hesitar se me perguntassem se queria abrir as portas de minha casa", explicou.

O comissário alerta todos os interessados em conhecer estes espaços para a necessidade de consultarem o roteiro, pois há visitas que obedecem a determinadas "especificidades", como uma pré-marcação, por exemplo.

Esta 1.ª edição do evento é coordenada pela Casa da Arquitetura e Trienal da Arquitetura de Lisboa.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.