Sertã estará 24 horas à volta dos livros, numa maratona de leitura

| País
Porto Canal / Agências
Sertã, 02 jul (Lusa) - Mais de cem pessoas vão pegar num livro e juntar-se à Maratona de Leitura da Sertã, uma iniciativa que decorrerá durante 24 horas, a partir das 10:00 de sábado, na biblioteca municipal.

Esta é a quarta vez que Sertã, no distrito de Castelo Branco, acolhe uma maratona destas, para "promover a leitura e tornar o livro mais disponível", afirmou à agência Lusa a bibliotecária Ana Sofia Marçal.

Mais de 130 pessoas - entre os sete anos e os 80 anos - estão inscritas para participar nesta iniciativa, que é bastante democrática: "Cada pessoa pode ler o que quiser", disse a responsável, embora já saiba que, entre os leitores inscritos, haja escolhas que passam por obras de Mia Couto, Hélia Correia, Hans Christian Andersen, Saint-Exupéry, Miguel Torga e António Gedeão.

O calendário das 24 horas de leitura está praticamente preenchido - incluindo a madrugada - e há pelo menos três leitores que irão participar via Skype, um deles a partir do Brasil.

A eles juntam-se três escritores convidados, que lerão excertos das suas obras: Mário Zambujal, Francisco Moita Flores e Valter Hugo Mãe.

De hora a hora será feita a leitura de um conto do autor dinamarquês Hans Christian Andersen. A ideia é homenagear o designer dinamarquês Niels Fischer, que viveu em Portugal, dedicou parte da vida a ilustrar a obra de Andersen e que morreu em janeiro passado.

Pela primeira vez, a Maratona de Leitura da Sertã estender-se-á fora de portas. Na biblioteca municipal estará sempre alguém a ler até às 10:00 de domingo, mas haverá também eventos espalhados pelo concelho, nomeadamente conversas com aqueles três escritores convidados e uma "largada de bibliomóveis".

Quase vinte bibliotecas itinerantes de todo o país vão juntar-se na Sertã, no sábado, partindo às 10:00 rumo a cerca de 70 pequenas localidades, aproximando os livros das populações mais isoladas.

"A intenção é levar o livro às pessoas num concelho com 446 quilómetros quadrados e 300 localidades. É um esforço de promoção da leitura" numa região do interior, afirmou à agência Lusa a vereadora da cultura da autarquia, Cláudia André.

Com uma população de quase 16.000 habitantes, a biblioteca municipal - assim como esta maratona - é como um ponto de encontro de leitores, embora muitos dos participantes nesta iniciativa não sejam frequentadores habituais daqueles espaço público, disse Ana Sofia Marçal.

A Maratona de Leitura da Sertã - que, segundo a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, é a maior iniciativa do género no país - será transmitida em direto, na página oficial criada no Facebook.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados