Eurogrupo decide só prosseguir discussões após referendo de domingo

Eurogrupo decide só prosseguir discussões após referendo de domingo
| Economia
Porto Canal

Os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) já concluíram a nova reunião por teleconferência realizada hoje à tarde, tendo decidido prosseguir discussões sobre a ajuda à Grécia apenas após a realização do referendo previsto para domingo.

"Eurogrupo unido na decisão de esperar pelo resultado do referendo na Grécia antes de mais conversações", escreveu o ministro das Finanças eslovaco, Peter Kazimir, na sua conta na rede social twitter.

Também recorrendo à sua conta de twitter, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem anunciou que a reunião -- a segunda no espaço de dois dias para discutir propostas apresentadas pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras -- já terminou, mas remeteu comentários para uma declaração gravada a ser divulgada em breve.

O primeiro-ministro grego anunciou hoje que vai manter o referendo à proposta dos credores agendado para 05 de julho e reiterou o apelo ao "não", garantindo que vai encontrar soluções após a consulta popular.

Numa mensagem à nação transmitida através da televisão, Tsipras reafirmou que os depósitos, pensões e salários dos gregos estão a salvo e que não tenciona levar o país a sair da zona euro.

O primeiro-ministro prometeu ainda que as dificuldades do povo grego serão "temporárias" e que votar "não" no referendo não significa a rutura com a Europa, mas sim um passo decisivo para conseguir um acordo melhor com os credores, que acusa de estarem a chantagear os cidadãos gregos.

"Depois do referendo ser anunciado, recebemos propostas melhores, sobretudo no que diz respeito à reestruturação da dívida. Na segunda-feira [após o referendo], o Governo estará à mesa das negociações com melhores condições para dar ao povo grego", escreveu na sua conta na rede social Twitter.

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.