Orçamento do Estado para 2014 incluirá verba para pagar entre 5 e 15 mil rescisões amigáveis

| Política
Porto Canal

O Governo deverá inscrever no Orçamento do Estado para 2014 uma verba que permita pagar entre cinco e 15 mil rescisões amigáveis na Função Pública, afirmaram hoje os sindicatos.

A informação foi avançada aos jornalistas por Helena Rodrigues, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e por José Abraão, da Federação Sindical da Administração Pública (FESAP), no final da primeira reunião da comissão de acompanhamento do programa de rescisões por mútuo acordo no Estado, que arranca já na próxima semana.

Ao encontro faltou a Frente Comum, afeta à CGTP, com a dirigente Ana Avoila a justificar à Lusa que não aceita “sentar-se à mesa para discutir despedimentos”.

O Governo tinha já avançado em maio a meta de chegar a 15 mil pessoas no âmbito do programa que decorrerá entre setembro e novembro e será dirigido a trabalhadores nas carreiras de assistente técnico e assistente operacional, destinando para isso um montante de até 500 milhões de euros.

Os sindicatos disseram ainda que durante a reunião, presidida pelo secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, o Ministério da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social identificou um universo de 6.300 potenciais trabalhadores abrangidos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e no Instituto da Segurança Social, aos quais serão enviadas cartas para aderirem ao programa.

Helena Rodrigues considerou, no entanto, preocupante que se pense em reduzir pessoal em serviços que estão já com falta de pessoal, como é o caso do Instituto da Segurança Social e o IEFP, e questionou o Governo sobre as verbas que estão a ser gastas em ações de esclarecimento sobre o programa.

José Abraão pediu ainda “parcimónia e bom senso” neste “esforço enorme” que o Governo tem vindo a fazer para “vender” as rescisões por mútuo acordo e que pode tornar as rescisões "pouco amigáveis".

As duas estruturas sindicais alertaram os trabalhadores para que na tomada da decisão “reflitam e façam as contas com grande ponderação”, considerando que no atual quadro económico será importante assegurar o posto de trabalho.

A adesão ao programa de rescisões poderá ser feita a partir de 01 de setembro. As indemnizações, que variam entre um salário e um salário e meio por cada ano trabalhado, só serão pagas em janeiro.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.