Uma 'prata' com a 'marca' das equipas B

| Desporto
Porto Canal / Agências
Redação, 01 jul (Lusa) -- Portugal terminou o Europeu de futebol de sub-21 como vice-campeão, repetindo 1994, num percurso sem derrotas muito ligado ao reaparecimento das equipas B na II Liga, em 2012/13.

Dos 23 eleitos para a prova realizada na República Checa, 14 tiveram a chancela da 'versão' B das equipas de Sporting, FC Porto e Benfica, enquanto outros dois representaram as formações secundárias de Marítimo e Vitória de Guimarães.

Pelas equipas B, os 16 jogadores puderam evoluir na II Liga nas últimas três temporadas, com alguns a conseguirem mesmo 'saltar' daí para o estrangeiro sem passarem pelas respetivas equipas principais.

O Sporting B (Esgaio, Tiago Ilori, Tobias Figueiredo, João Mário, Iuri Medeiros e Carlos Mané) foi a equipa em que mais jogadores evoluíram, seguido de FC Porto (Sérgio Oliveira, Tozé, Ricardo Pereira e Gonçalo Paciência) e Benfica (Bruno Varela, João Cancelo, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro).

Por seu lado, José Sá alinhou na equipa B do Marítimo e Paulo Oliveira na do Vitória de Guimarães, tendo, no último defeso, rumado ao Sporting.

O clube 'leonino' acrescenta ainda William Carvalho, que, pela sua qualidade, 'cresceu' logo na equipa principal, como o portista Ruben Neves, de apenas 18 anos.

Por terem 'nascido' em equipas menos poderosas, também puderam evoluir diretamente nas equipas principais os setubalenses Frederico Venâncio e Ricardo Horta e o bracarense Rafa, que, antes, atuou na II Liga pelo Feirense.

Fora da 'lista' das equipas B surgem apenas mais dois jogadores, que fizeram a sua formação no estrangeiro, o guarda-redes Daniel Fernandes e o lateral esquerdo Raphael Guerreiro.

Em relação ao 'onze' base de Rui Jorge, nove jogadores têm passado nas equipas B, entre eles o guarda-redes José Sá, que em 2014/15 esteve 38 vezes na baliza do Marítimo B, mais quatro na principal, 'tapado' por Salin e Wellington.

Na defesa, Ricardo Esgaio representou o Sporting B nas três últimas épocas, rumando à Académica em janeiro, e Tiago Ilori em 2012/13, sendo vendido ao Liverpool, enquanto Paulo Oliveira jogou pelo Vitória B em 2012/13, sendo, na seguinte, promovido por Rui Vitória à equipa principal.

Quando aos médios, Sérgio Oliveira fez 36 jogos pelo FC Porto B em 2012/13 e nas duas últimas épocas esteve emprestado ao Paços de Ferreira, enquanto Bernardo Silva efetuou 36 pelo Benfica B em 2013/14 e, depois, foi para o Mónaco.

Quanto a João Mário, disputou 31 encontros pelo Sporting B em 2012/13 e 13 em 2013/14, antes de ser emprestado ao Vitória de Setúbal. Voltou a Alvalade em 2014/15, para ser titular da equipa principal, ao lado de William Carvalho, resgatado pelos 'leões' ao Cercle Brugge na época anterior.

Em relação aos dois avançados, Ricardo Pereira, formado no Vitória de Guimarães, jogou pelo FC Porto B em 2013/14 e na última época, em que também foi opção de Julen Lopetegui para a equipa principal, atuando quase sempre como lateral direito.

Por seu lado, Ivan Cavaleiro disputou 38 jogos no Benfica B em 2012/13 e 18 em 2013/14, época em que teve direito a alguns jogos na equipa principal. Na última temporada, alinhou emprestado no Deportivo e deve ser vendido.

No total das últimas três épocas, é o guarda-redes Bruno Varela, do Benfica B, que lidera o mapa de utilização nas equipas secundárias, com 85 jogos, contra 75 de José Sá, uma das figuras do Euro2015, e outros tantos de Tozé.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.