Governador de Porto Rico diz ser incapaz de pagar a sua dívida

| Mundo
Porto Canal / Agências
Miami, EUA, 29 jun (Lusa) -- O governador de Porto Rico afirmou hoje, em entrevista ao diário New York Times (NYT), que a ilha é incapaz de pagar a sua dívida, superior a 70 mil milhões de dólares (62 mil milhões de euros).

"Não podemos pagar a dívida", disse o governador Alejandro Garcia Padillo. "Não há outra opção. Gostaria de dispor de uma opção mais fácil. Isto não é política. É matemática", reforçou.

Garcia Padilla e outros dirigentes indicaram ao jornal que a ilha, que tem o estatuto de Commonwealth (Estado livre, mas associado aos EUA), poderia solicitar concessões ao conjunto dos seus credores.

Entre estas estão o adiamento até cinco anos do reembolso de algumas dívidas ou a extensão do período de reembolso.

Durante a última década, em pleno marasmo económico, a dívida de Porto Rico duplicou e os investidores receavam que o governo ficasse sem recursos.

O governador deve evocar a questão da dívida hoje à noite, durante uma intervenção televisiva.

Enquanto Commonwealth, a ilha não pode falir, o que significa que um incumprimento poderia levar anos a ser resolvido, destacou o jornal.

Em abril, durante uma reunião de Garcia Padilla, o secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, apelou às autoridades da ilha, que conta apenas 3,6 milhões de habitantes, para que adotarem um orçamento "credível" para 2016, garantindo que estava a acompanhar a situação financeira da ilha, esmagada por uma dívida de 73 mil milhões de dólares.

Na ocasião, também disse que o governo do Presidente Barack Obama estava pronto a "ajudar" Porto Rico.

Este arquipélago, ligado aos EUA desde 1898, tem uma dívida que ultrapassa a dos Estados da Califórnia ou de Nova Iorque.

Entretanto, uma equipa contratada pelo governo de Porto Rico para sugerir formas de resolução do problema já propôs a reestruturação da dívida e a redução drástica de salários, prestações sociais e despesa pública.

A equipa que elaborou o relatório que contém estas sugestões foi dirigida por uma ex-dirigente do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial, Anne Krueger.

Divulgado hoje, o documento apresenta uma situação considerada "insustentável", com uma despesa pública excessiva, que se recomenda seja cortada em dois mil milhões de dólares por ano (20% do orçamento), e um asfixiante peso da dívida, que se recomenda seja reestruturada.

É também proposta a elaboração de um plano fiscal a vários anos, a criação de uma supervisão independente e a elaboração urgente de estatísticas fiáveis.

A equipa salienta ainda que as receitas fiscais sejam, em média nos últimos anos, 16% abaixo do orçamentado e critica a grande quantidade de isenções e perdões fiscais, que são aprovados regularmente, por desincentivarem o pagamento de impostos.

RN // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial