Entidade para Mercado de Combustíveis diz que no Algarve só há prospeção de gás

| Economia
Porto Canal / Agências
Faro, 29 jun (Lusa) -- A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) esclareceu hoje que na costa algarvia apenas se realizam prospeções e pesquisas para saber se há gás natural e ainda não está a ser realizada qualquer extração ou exploração comercial.

O esclarecimento da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) é justificado pelo organismo com notícias sobre a pesquisa de gás no Algarve, mas que falam de exploração, e recorda que o previsto e licenciado para a região "é uma sondagem para verificação da existência de gás natural passível de ser explorado".

Este posicionamento surge também depois de coletivos ambientalistas e de defesa do património terem constituído a Plataforma Algarve Livre de Petróleo, com o objetivo de defender a sustentabilidade da região e de se opor à exploração de hidrocarbonetos no mar algarvio.

A ENMC referiu, no comunicado, que os trabalhos previstos até ao momento apenas utilizam uma "sonda, a 35 quilómetros da costa e a uma profundidade de 770 metros, que irá penetrar o leito marinho para testar formações geológicas".

A Entidade frisou que "não irá existir para já qualquer exploração de recursos de gás", até porque, acrescentou, "não há ainda qualquer confirmação da existência do mesmo" nem capacidade logística para o retirar do subsolo, através "por exemplo de um gasoduto".

"Se for provada a existência de gás em quantidades passíveis de serem exploradas comercialmente, não é previsível iniciar qualquer exploração de gás antes de 2019, dada a necessária montagem de infraestruturas e licenciamentos e porque, para existir exploração de petróleo ou gás, são necessários previamente um licenciamento especial e uma análise de impacto ambiental", acrescentou o organismo.

A ENMC anunciou que, a partir de hoje, entra em funcionamento a sua nova página na Internet e será disponibilizada a informação sobre "todas as atividades de prospeção, bem como as atividades relativas a contratos em execução em Portugal".

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo, que inclui associações como a Quercus - Associação Nacional de Conservação do Ambiente, a Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, ou a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, já realizou várias iniciativas para incentivar a participação cívica contra a exploração de hidrocarbonetos e petróleo ao largo da região.

Entre as iniciativas estão o "I Encontro Público Algarve - Livre de Petróleo", realizado em maio, em Faro, e que contou com a participação de cerca de 70 pessoas, ou uma marcha-corrida, organizada no domingo, na praia de Faro, que teve a participação de uma dezena de pessoas e na qual foi distribuída informação para alertar os cidadãos sobre os riscos dessa atividade na costa algarvia.

MHC // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.