Grécia: Atenas força banco central da suíço a intervir para travar subida do franco suíço face ao euro

| Economia
Porto Canal / Agências
Genebra, 29 jun (Lusa) - O banco central da Suíça foi hoje forçado a intervir "para estabilizar os mercados", em grande turbulência devido ao agravamento da crise grega, afirmou o governador da instituição, Thomas Jordan.

Numa intervenção numa conferência em Berna, o governador do banco central da Suíça não especifica o montante aplicado na operação para travar a valorização do franco suíço - uma moeda de refúgio - mas reitera que o banco sempre disse que estava pronto para intervir caso fosse necessário.

As atuais turbulências nos mercados resultantes do fracasso das negociações entre Atenas e os credores internacionais "justificam uma operação destas", afirmou Jordan em Berna.

Esta intervenção de Jordan foi a primeira desde 15 de janeiro último, quando o banco central suíço afirmou explicitamente que interveio no mercado 'forex' para 'segurar' o franco suíço.

Receios de maiores efeitos do que os esperados na sequência do fracasso das negociações entre Atenas e os credores internacionais e o cada vez mais provável incumprimento da Grécia na terça-feira provocaram hoje um afundamento dos mercados em todo o mundo.

Os investidores também optaram por vender euros e comprar moedas de refúgio como o franco suíço e o iene japonês.

Jordan confirmou que a procura de francos suíços subiu fortemente e que uma tal apreciação da moeda poderia ter efeitos nefastos na economia suíça orientada para as exportações, ao tornar os produtos suíços mais caros.

Às 9:00 TMG (10:00 em Lisboa), o euro estava a cotar-se a 1,03 francos suíços, contra 1,05 francos suíços na sexta-feira.

MC // ATR Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.