Cristiano Ronaldo de novo finalista com Messi

Cristiano Ronaldo de novo finalista com Messi
| Desporto
Porto Canal

Cristiano Ronaldo figura pelo terceiro ano consecutivo, em outras tantas edições, nos finalistas ao prémio de melhor jogador da UEFA, tal como o argentino Lionel Messi, mas, quinta-feira, no Mónaco, o francês Franck Ribéry é o principal candidato.

Terceiro em 2010/2011, atrás de Xavi e do incontestável vencedor Messi, e segundo ex-equo com o argentino em 2011/2012, com 17 pontos, contra 19 do espanhol Andrés Iniesta, o jogador do Real Madrid volta a figurar no "top 3".

A UEFA anunciou a 06 de agosto a "shortlist" e o internacional luso mantém o pleno, tal como Messi, sendo que, desta vez, é o francês Franck Ribéry o terceiro da lista e com reais possibilidades de vencer, face ao domínio exercido pelo Bayern Munique ao longo da época 2012/2013.

Os bávaros venceram a Liga dos Campeões e, internamente, conquistaram a "Bundesliga", a Taça da Alemanha e a Supertaça, pelo que o gaulês é candidato a repetir o feito do médio do FC Barcelona Iniesta, que a época passada bateu Ronaldo e Messi, muito por culpa da vitória da Espanha no Europeu.

Ribéry foi uma das estrelas do conjunto então comandado pelo ex-treinador do Benfica Jupp Heynckes, juntamente com o holandês Arjen Robben (já anunciado como quarto classificado), Thomas Müller (sexto) e Bastian Schweinsteiger (sétimo).

Atualmente com 30 anos, o jogador que em 2007 trocou o Marselha pelo Bayern Munique, disputou 27 jogos na "Bundesliga", nos quais marcou 10 golos, e 14 na Liga dos Campeões, apontando três tentos.

O gaulês tem do seu lado os títulos, enquanto Cristiano Ronaldo apresenta-se como o melhor marcador da Liga dos Campeões, com 12 golos em outros tantos jogos. Em termos coletivos, apenas conquistou a Supertaça de Espanha.

Por seu lado, Lionel Messi ajudou o FC Barcelona a conquistar a Liga espanhola, sendo que arrebatou pela terceira vez a "Bota de Ouro", face aos 46 golos apontados num campeonato em que chegou a marcar consecutivamente às outras 19 equipas.

A eleição está a cargo de 53 jornalistas desportivos, que votarão em direto, por sistema eletrónico, quinta-feira, no Mónaco, durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual FC Porto e Benfica surgem no Pote 1.

+ notícias: Desporto

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Última sessão prévia à 27.ª jornada da Liga

O plantel principal do FC Porto voltou, na manhã desta sexta-feira, ao Olival para concluir a preparação para a deslocação ao Estoril, um jogo da 27.ª jornada da Liga que arrancará às 20h30 de sábado (Sport TV) no estádio António Coimbra da Mota.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.