MEC faz protocolo com instituto chinês sob suspeita noutros países

MEC faz protocolo com instituto chinês sob suspeita noutros países
| País
Porto Canal (DYC)

Ministério da Educação e Ciência está a ultimar protocolo com o Instituto Confúcio da República Popular da China. A organização está sob suspeita noutros países ocidentais.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) confirmou que as aulas de mandarim nas escolas secundárias públicas arrancarão no próximo ano lectivo e serão leccionadas por professores chineses pagos pelo Governo da República Popular da China.

O MEC está, por isso, a negociar com o Instituto Confúcio da República Popular da China (Hanban), numa altura em que em vários países ocidentais há universidades e autoridades regionais da educação a cancelar os protocolos com o instituto, por considerarem que a sua presença pode “ameaçar a liberdade académica e promover a vigilância de estudantes chineses no estrangeiro”, segundo a agência Reuters.

A Universidade de Estocolmo foi uma das que cancelou o protocolo com o instituto, na sequência de incidentes ocorridos durante uma conferência em Braga e em Coimbra promovida pela Associação Europeia de Estudos Chineses, em Julho de 2014, e que ficou marcada por um acto de censura por parte de responsáveis chineses.

Ao contrário do que acontece com institutos como o britânico British Council ou o alemão Goethe Institut, o Hanban não tem instalações próprias no estrangeiro e funciona, por isso, nas universidades com quem estabelece protocolos, que envolvem o financiamento de actividades e a atribuição de bolsas.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.