Universidades impedidas de aumentar receitas pelo OE2014

Universidades impedidas de aumentar receitas pelo OE2014
| Política
Porto Canal

As universidades recusam-se a apresentar os seus orçamentos para o próximo ano, em protesto contra uma norma do Orçamento do Estado de 2014 que impede as instituições de ter receitas superiores às conseguidas em 2012.

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) anunciou hoje que as instruções que vieram da Direção Geral do Orçamento para a elaboração do Orçamento do Estado levaram o CRUP a considerar que "não existem condições para que as universidades lacrassem os orçamentos".

De acordo com António Rendas, a proposta da Direção Geral do Orçamento para o OE2014, apresenta uma "diretiva única", que representa uma "situação singular", ao estabelecer um limite máximo de receitas, igual ao de 2012.

Na construção do orçamento das universidades para o próximo ano, "na previsão de receitas próprias não poderiam colocar valores superiores aos de 2012", disse António Rendas.

"Não podemos inscrever mais receitas (do que as conseguidas em 2012) como algumas (receitas) não podem mesmo ser utilizadas", disse, por seu turno, o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção

Todos os reitores presentes criticaram a decisão que consideram ser uma "limitação à capacidade de angariar receitas próprias", até porque, além de não poderem inscrever um valor de receitas superior, existe uma percentagem das receitas que não poderão ser gastas.

O valor da receita que as instituições ficam impedidas de gastar não é igual para todas.

O CRUP já solicitou uma reunião com responsáveis do Ministério da Educação e Ciência mas também com o Primeiro-ministro.

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".