Figueiró dos Vinhos assina protocolo para gestão integrada da ribeira de Alge

| País
Porto Canal / Agências
Figueiró dos Vinhos, Leiria, 25 jun (Lusa) -- Diversas entidades assinam na sexta-feira um protocolo para a elaboração e implementação do plano de gestão integrada da ribeira de Alge, no concelho de Figueiró dos Vinhos, que contempla a criação de um Centro de Reabilitação em Ecossistemas Ribeirinhos.

O acordo de colaboração junta este município do norte do distrito de Leiria, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, as universidades de Aveiro e de Évora, e a Escola Superior Agrária de Coimbra.

No documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, lê-se que o plano de gestão integrada da ribeira de Alge visa "a valorização territorial sustentável do concelho" e pretende assumir-se como um "projeto-piloto replicável para toda a região da serra da Lousã".

"Há a intenção inequívoca de o plano de gestão integrada da ribeira de Alge [que nasce no concelho de Figueiró dos Vinhos na serra da Lousã e tem uma extensão de cerca de 40 quilómetros], alargar-se à comunidade científica e civil, conferindo-lhe um cariz multidisciplinar que assentará, fundamentalmente, na requalificação ambiental e cultural da ribeira de Alge e área envolvente, potenciando e promovendo a valorização ecológica, cultural, social e económica deste curso de água", refere o protocolo.

Segundo o documento, a ribeira, que constitui a "coluna vertebral" do concelho, possui locais, infraestruturas e elementos "de elevada riqueza e interesse natural, económico e sociocultural", como o posto aquícola de Campelo, as fragas de São Simão ou a foz de Alge.

O protocolo, com duração de três anos, renovável, pretende estabelecer uma colaboração institucional e técnico-científica constante e regular entre as entidades, e integra, entre outras valências, a criação de um Centro de Reabilitação em Ecossistemas Ribeirinhos.

Este "assentará no desenvolvimento, promoção e investigação de técnicas e metodologias de gestão de recursos naturais ribeirinhos, implementação de boas práticas de gestão e manutenção de galerias ripícolas e dos recursos piscícolas" da região.

O acordo é assinado às 14:30, na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos. Na cerimónia, é esperada a presença da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.