De emigrante desconhecido a campeão na Europa e Brasil - Deco

De emigrante desconhecido a campeão na Europa e Brasil - Deco
| Desporto
Porto Canal

Anderson Luís de Sousa, que o futebol "batizou" de Deco, colocou hoje ponto final numa carreira recheada de títulos, na Europa e no Brasil, de onde emigrou como desconhecido e terminou como campeão.

Deco foi campeão europeu pelo FC Porto, em 2003/04, e pelo FC Barcelona, em 2005/06, conquistas a que junta os títulos nacionais de Portugal (três), Espanha (dois) e Inglaterra, além de uma Taça UEFA (2002/03), antes do regresso ao país onde nasceu, "reformando-se" ainda sob o estatuto de campeão pelo Fluminense, repetindo a façanha de 2010.

Com 75 internacionalizações "AA" por Portugal -- cuja "nacionalização" fez correr litros de tinta nos Media -, estreou-se e marcou o primeiro golo pela seleção, orientada por Luís Filipe Scolari, a 29 de março de 2003, precisamente contra o Brasil, num particular que a equipa das "quinas" venceu, por 2-1, graças ao livre direto do portista, nas Antas.

Viria a disputar quatro fases finais ao serviço da seleção portuguesa, de 2004 a 2010, que ajudou a chegar à final do Europeu de 2004, em solo luso, e às meias-finais do Mundial de 2006, na Alemanha, como titular indiscutível.

Mas, foi ao serviço do FC Porto que Deco se mostrou ao "mundo", brilhando num plantel dirigido por José Mourinho, que marcou o regresso dos "dragões" às conquistas europeias, primeiro com a Taça UEFA e, logo a seguir, com a vitória na Liga dos Campeões, em cuja final, frente ao AS Mónaco, o luso-brasileiro marcou um dos golos (3-1), sendo votado como o "melhor jogador" da final e da competição.

Foi, aliás, o ano de "ouro" de Deco, que ficou em segundo lugar no prestigiado troféu "Bola de Ouro" do France Football, perdida para o ucraniano Andrei Shevchenko (AC Milan), e foi considerado o "melhor médio" para a UEFA, voltando a conquistar um título pessoal em 2006, no Mundial de Clubes, no Japão, onde foi considerado "melhor jogador" da prova.

Oriundo do Corinthians Alagoano, de uma divisão estadual brasileira, Deco chegou a Portugal para jogar no Alverca, em 1997/98, então com 20 anos, de onde se transferiu, no decorrer da época seguinte, para o Salgueiros, já em "trânsito" para o clube "azul e branco", onde chegou em janeiro de 1998.

Após seis temporadas de sucesso em Portugal, o "10" portista sai para o FC Barcelona, por 15 milhões de euros, "mais" o passe de Ricardo Quaresma (avaliado, na altura, em sete milhões).

Na Catalunha, ajudou o "Barça" a conquistar duas ligas espanholas (2004 a 2006) e as duas respetivas supertaças daquele país, de onde se transfere, em 2008/09 para o Chelsea, a pedido de Scolari, para se sagrar campeão inglês na segunda época, já sob o comando de Carlo Ancelloti.

Em 2010, ingressa no "Brasileirão", onde nunca havia jogado, e aí volta a triunfar, logo na primeira época com a camisola do Fluminense, repetindo o feito na temporada passada, razão pela qual abandona a modalidade com o estatuto de campeão, apesar do controlo anti-doping positivo revelado em março passado, que lhe valeu um mês de suspensão.

O luso-brasileiro que nasceu em São Bernardo do Campo, município do Estado de São Paulo, alegou "falta de força muscular" para deixar os relvados e assumiu o fim da carreira com a mesma honestidade com que tratou a bola durante 17 anos, em que empolgou adeptos, colegas, adversários e treinadores.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".