Hélder Amaral (CDS-PP) defende aposta na profissionalização de bombeiros

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 26 ago (Lusa) - O deputado do CDS-PP eleito pelo círculo de Viseu, Hélder Amaral, defendeu hoje que deve apostar-se cada vez mais na profissionalização dos bombeiros, a quem se deve dar formação e capacidade técnica e material.

"Não devemos andar sistematicamente a lamentar-nos, a encontrar culpados e a fazer alterações da legislação. Os bombeiros fazem um serviço impressionante e imprescindível: devemos começar a profissionalizar cada vez mais estes homens", alegou.

No final de uma visita ao Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, que decorreu ao final da manhã de hoje, o deputado centrista sublinhou a necessidade de se despolitizar este tema e criar corpos técnicos com a verdadeira noção de proteção civil.

"É preciso que as autarquias tenham verdadeiros gabinetes de proteção civil, para além de se perceber as circunstâncias em que vivemos e que temos", defendeu o também candidato à Câmara Municipal de Viseu.

De acordo com Hélder Amaral, como o distrito de Viseu tem uma das maiores manchas florestais do país, também deveria ter os maiores cuidados na sua preservação.

"Temos de olhar de uma vez por todas para a prevenção: ver se estão feitos os mapas de risco, se estão bem definidos os planos de emergência, se há limpeza das matas, se há caminhos para nos prepararmos para um combate mais eficaz e que envolva menos meios e perdas de vida", sustentou.

Na sua opinião, a prevenção é escassa ou praticamente inexistente e embora exista um plano de limpeza de matas, o Estado é o primeiro a dar um mau exemplo.

"Se repararmos, a área que mais arde é a que está a cargo do Estado, o que significa que este é um problema muito difícil de resolver", sublinhou.

Hélder Amaral defendeu ainda que é necessário dar condições à floresta para ser um valor económico.

"Se não conseguirmos retirar valor económico da floresta, temos de investir. E tudo o que se possa fazer para proteger vidas e a floresta não é um custo, é um investimento", concluiu.

CMM // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.