Guilherme Aguiar quer mais investimento na Proteção Civil em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 24 ago (Lusa) - O candidato independente à Câmara de Gaia, José Guilherme Aguiar, prometeu hoje investir mais na Proteção Civil, nomeadamente ao nível de reforço de meios, formação e prevenção, ainda que considere que este concelho "é seguro" e "um exemplo".

"Gaia, pela sua grande área arbórea, é um concelho em grande risco. Mas Gaia, pelo que foi sendo feito ao longo dos anos, nos quais posso dizer sem receio de ser desmentido, tive um papel fundamental em conjunto com as seis corporações de bombeiros que são fantásticas e existem neste concelho, é um concelho seguro, ainda que precise de mais", disse o candidato independente, à margem de uma arruada que teve início, de manhã, na zona do Candal e se prolonga, de tarde, por Coimbrões.

José Guilherme Aguiar prometeu, assim, "manter a boa linha de Gaia nesta área" mas falou em equipamentos que "Infelizmente foram adquiridos pela Câmara Municipal e não estão ao serviço das populações", adiantando que, sendo eleito, vai "melhorar este lote de equipamentos e aumentar a coordenação".

O candidato destacou, aliás, o nome de Sérgio Queirós, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos e ex-comandante, como a pessoa convidada para assumir a vereação nesta área da Proteção Civil: "Conhece a área porque conhece o terreno e estar no terreno é fundamental, por isso é que vou investir no reforço da formação. Tenho consciência de que algumas vítimas mortais só acontecem porque as pessoas não estão devidamente preparadas ou conhece o teórico", disse Aguiar.

"Em Gaia existem excelentes profissionais mas também fantásticos bombeiros voluntários", foi a convicção expressa por José Guilherme Aguiar que defendeu, ainda, que a "preparação não pode começar no dia 1 de junho", mas sim "a 1 de outubro". "Em termos de Proteção Civil, não estou satisfeito, mas sinto-me bastante seguro em Gaia", acrescentou.

Hoje a candidatura independente "Juntos por Gaia" fez um "porta a porta" que o candidato apelidou de "importante e muito agradável" até porque sentiu, conforme disse à agência Lusa, "uma enorme recetividade por parte das pessoas que também aproveitam para me colocar os seus problemas". Mobilidade e estado das ruas foram alguns dos tópicos das conversas de rua e no contacto com moradores e comerciantes.

Questionado sobre projetos da sua candidatura para esta área, José Guilherme Aguiar, adiantou que o centro histórico "vai exigir uma grande atenção na sua reconversão e porque faz parte da identidade de Vila Nova de Gaia", bem como outras vias "necessárias" como os acessos ao Centro de Reabilitação do Norte, em Valadares.

"Daremos prioridade aos que estiverem em pior estado e àqueles por onde passar o maior número de pessoas. Todas as pessoas são importantes, mas face às necessidades, temos de ter prioridades. Sobre Valadares [acessos ao Centro de Reabilitação do Norte], pena foi que durante estes anos [o centro está concluído mas permanece fechado] não se tenha pensado numa alternativa de acesso a esse centro e nem estou a falar em execução", disse o candidato.

Guilherme Aguiar aproveitou, por fim, para lançar criticas, ainda que sem referir nomes, a outras candidaturas: "Esta [arruada] é a melhor forma de falar com as pessoas. Não falo através nem de músicos nem de cantores. Eu vou diretamente às pessoas e não espero que venham ter comigo".

Para além de José Guilherme Aguiar (independente) e de Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), estão na corrida às autárquicas em Gaia Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente) e Cristiana Máximo (PCTP/MRPP).

PYT // VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".