PTP/AGIR e Partido Democrático do Atlântico assinam coligação para as legislativas

| Política
Porto Canal / Agências
Lisboa, 12 jun (Lusa) -- O Partido Democrático do Atlântico (PDA) e alguns movimentos cívicos assinam hoje um acordo com o PTP/AGIR com o objetivo de concorrer às próximas eleições legislativas enquanto coligação.

O acordo entre as forças políticas e os grupos de cidadãos é assinado hoje em Lisboa, e conta com a presença da cabeça de lista pelo círculo de Lisboa, Joana Amaral Dias, assim como do presidente do PTP/AGIR Amândio Madaleno, o presidente do PDA Rui Matos e o dirigente da associação política AGIR Nuno Ramos de Almeida.

"Contactámos várias forças políticas e fomos falando com várias candidaturas independentes, vários movimentos sociais para conseguir criar esta polarização de forças em relação a uma coligação nova que será o AGIR", afirmou Nuno Ramos de Almeida em declarações à agência Lusa.

Entre os grupos de cidadãos que se associam a esta coligação encontram-se a "Nova Governação", "Somos Santa Maria da Feira", "Somos Lamas", Instituto dos Bairros Sociais, Movimento contra as SCUT (antigas vias sem custos para o utilizador), Movimento dos Brasileiros votantes em Portugal e, como convidados, estarão representantes dos movimentos "Nós Cidadãos" e Partido Unido dos Reformados e Pensionistas, que aguardam a decisão do Tribunal Constitucional para se constituírem como partidos políticos.

O dirigente do AGIR afirmou que o acordo acontece na sequência de um repto lançado pela associação política à sociedade civil na conferência internacional de 13 e 14 de março, para a "convergência política de movimentos sociais e partidos em torno de quatro pontos fundamentais".

Segundo Nuno Ramos de Almeida esses quatro pontos são "a afirmação de que com corrupção não há democracia", que "os portugueses têm o direito de escolher o modelo económico sob o qual vivem", a "defesa dos serviços públicos como a saúde, educação, segurança social ou justiça condigna" e a "questão de democracia e da necessidade das pessoas se sentirem incluídas na democracia".

"Este entendimento político era aberto a forças políticas e sociais que pretendessem concretizar este programa, que [atualmente] não tem uma concretização do ponto de vista político e partidário", sublinhou.

Para o dirigente esta é uma "fase em que é preciso um programa mínimo para obter um programa máximo, uma espécie de programa de salvação nacional que permite ser uma democracia a sério".

Nuno Ramos de Almeida disse ainda que a coligação continua aberta "a forças políticas e sociais que a queiram integrar".

FZM/ZO // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.