Agricultores da Póvoa de Varzim pedem celeridade no pagamento de apoios

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 23 ago (Lusa) -- A Associação dos Horticultores da Póvoa de Varzim (HORPOZIM) pediu hoje celeridade no pagamento dos apoios aos agricultores afetados pelo mau tempo de janeiro, saudando que, "pela primeira vez na história" seja prestada ajuda financeira.

Em conferência de imprensa, o vice-presidente da HORPOZIM, Manuel Silva, lembrou que, até ao momento, "ninguém recebeu qualquer ajuda financeira", sendo "um processo burocrático" numa altura em que o tempo "corre contra" os agricultores, alguns dos quais se endividaram para recuperar as explorações.

"Neste momento, os agricultores da Póvoa de Varzim estão a investir, isto é, por conta e risco de um valor que só após a execução da candidatura, justificação do investimento e respetivo comprovativo de pagamento é que poderão ser ressarcidos em 75% do total", disse Manuel Silva, que se congratulou e agradeceu a ajuda prestada aos produtores da região.

O vice-presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, referiu que o calendário era o esperado, uma vez que se sabia que "este dinheiro só iria estar disponível a partir de setembro" e sublinhou que a região não havia visto apoios para circunstâncias do género antes.

Miguel Junqueira, um dos agricultores afetados pelo mau tempo e que perdeu a totalidade dos cultivos em janeiro, viu-se obrigado a contrair um empréstimo junto da banca, que exigiu fiador, para se restabelecer no meio.

"Desanimei muito, pensei em desistir. Tratei da candidatura do projeto, tratámos de tudo, o projeto veio aprovado. Pensei que andasse mais rápido porque queria trabalhar, mas eles obrigam ao pagamento da totalidade das faturas para fazer o reembolso. Nós chegámos a um ponto em que tivemos de pedir à banca e muito", afirmou Miguel Junqueira, que já reconstruiu as estruturas e tem plantados 4.500 pés de tomate cacho e 4.500 pés de tomate redondo.

Este produtor, que pagou 30.000 euros pela reconstrução das estruturas, só vai voltar a colher frutos no próximo mês, altura em que conta regressar às vendas, depois de meses a sobreviver à base dos proveitos das culturas em ar livre.

Na quarta-feira, o Ministério da Agricultura revelou que mais de 100 agricultores da Póvoa de Varzim afetados pelo mau tempo de janeiro vão receber um total de 1,5 milhões de euros de apoio no âmbito do PRODER.

Em resposta à Lusa, o ministério indicou que os produtores afetados pelas intempéries de janeiro tiveram de apresentar as candidaturas aos apoios para restabelecimento do potencial produtivo entre 08 de março e 08 de abril, tendo sido apresentadas um total de 107, das quais 101 foram aprovadas e 88 se encontram em execução.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura e do Mar, 12 das candidaturas estão em fase de celebração de contrato, enquanto outros dois "se encontram por decidir", sendo que o "investimento envolvido nas candidaturas aprovadas do concelho da Póvoa de Varzim corresponde a cerca de 1,5 milhões de euros".

TDI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.