Tribunal de Tondela rejeitou candidaturas do PSD a freguesias

| Política
Porto Canal / Agências

Tondela, 23 ago (Lusa) -- O PS de Tondela anunciou hoje que o tribunal deu razão às suas pretensões ao rejeitar candidaturas do PSD a várias Assembleias de Freguesia do concelho, devido à lei de limitação de mandatos.

Baseando-se na Lei 46/2005, o PS tinha reclamado candidaturas de cidadãos que já cumpriram, pelo menos, três mandatos como presidentes de junta.

"O Tribunal Judicial de Tondela deu razão às pretensões do PS, declarando a não elegibilidade dos candidatos a presidentes de junta das uniões de freguesias de Tondela/Nandufe e Barreiro de Besteiros/Tourigo", José Manuel Mendes e José Hélder, respetivamente, refere o PS, em comunicado.

Além de José Manuel Mendes e José Hélder, o tribunal declarou a ineligibilidade de candidatos que apareciam no meio de várias listas, explicou à agência Lusa o presidente da Comissão Política Concelhia de Tondela do PS, Joaquim Santos.

Tal aconteceu com candidatos que integravam as listas às uniões de freguesia de Barreiro de Besteiros/Tourigo, Vilar/Mosteiro e Mouraz/Vila Nova da Rainha e às freguesias de Castelões, Campo de Besteiros, Lageosa do Dão e Molelos, acrescentou.

O PS justificou ter reclamado estas candidaturas por entender que "as leis, quando aprovadas, têm de ser cumpridas por todos".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.