FIFA: Parlamento Europeu quer nomeação de líder interino para substituir Blatter

| Desporto
Porto Canal / Agências
Estrasburgo, 10 jun (Lusa) - O Parlamento Europeu discute hoje, em Estrasburgo, uma moção conjunta de todos os grupos parlamentares que defende que a FIFA encontre um líder interino que substitua no imediato Joseph Blatter.

A moção, a que a Lusa teve acesso, será votada na quinta-feira e é esperado que passe no hemiciclo europeu já que este é um documento conjunto dos grupos parlamentares, que assim juntaram os vários contributos num único documento.

Para os eurodeputados, a corrupção que existe dentro da FIFA é "sistémica e profundamente enraizada", o que leva os membros do Parlamento Europeu a considerarem que o organismo que gere o futebol internacional tem "prejudicado seriamente a integridade" deste desporto.

Nesse sentido, defendem que a comissão executiva da FIFA tem de levar a cabo reformas para trazer a transparência e regras claras à organização, "incluindo na eleição do seu novo presidente".

Depois da demissão de Joseph Blatter como presidente da FIFA, que os deputados saúdam, estes defendem que não fique no cargo até às próximas eleições. Por isso, defendem, deve ser nomeado um novo nome no imediato.

"Apela a FIFA para selecionar, de uma forma transparente e inclusiva, um líder interino apropriado para substituir imediatamente Joseph Blatter", lê-se na moção conjunta.

O escândalo na FIFA rebentou quando, a 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, apesar do escândalo, Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir.

As próximas eleições para a FIFA deverão ocorrer entre dezembro de 2015 e março de 2016.

A moção hoje debatida no Parlamento Europeu conta, para já com 11 propostas de emendas, várias das quais - que contam com contributo da deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias - são sobre as condições dadas aos imigrantes que trabalham nos estádios e infraestruturas para o mundial de 2020 no Qatar. Destacam, em especial, o serem obrigados a trabalhar debaixo 50 graus celsius de temperatura.

Segundo a Confederação Internacional de Sindicatos, citada na emenda, entre 2011 e maio deste ano já morreram cerca de 2.000 imigrantes no Qatar.

Os processos de atribuição da organização dos Mundiais de futebol de 2018, à Rússia, e 2022, ao Qatar foram polémicos, tendo hoje o secretário-geral da FIFA, o francês Jerome Valcke, rejeitado quaisquer irregularidades nesse processo.

IM // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).