BE apresenta queixa contra Menezes por "violar regras democráticas"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 23 ago (Lusa) -- O candidato do BE à Câmara do Porto anunciou hoje que o partido vai apresentar uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra a candidatura de Luís Filipe Menezes, por alegada "violação das mais elementares regras democráticas".

"Vamos apresentar queixa à CNE, se possível ainda hoje", afirmou José Soeiro à Lusa, considerando que, "a ser verdade" que o candidato do PSD ao Porto pagou rendas a moradores de bairros pobres da cidade, conforme noticia hoje o jornal Público, a situação "configura uma grosseira e inadmissível violação das mais elementares regras democráticas".

A candidatura de Menezes já esclareceu hoje à Lusa que "o teor da mesma [notícia] não corresponde à verdade", garantindo que "jamais esta candidatura utilizará a caridade e ações de foro privado para fazer propaganda política".

O jornal Público noticia hoje que Luís Filipe Menezes, candidato do PSD à Câmara do Porto, "reuniu-se esta semana na Câmara de Gaia [a que preside] com moradores com dificuldades económicas que residem em bairros do Porto".

A candidatura afirma que Menezes "foi ao longo da sua vida pública muitas vezes confrontado com diversas solicitações de ajuda, umas de caráter social, outras de caráter médico e medicamentos, nunca se negando a atender às mesmas, sempre que lhe foi possível", refere a candidatura.

 "A ser verdade", repetiu José Soeiro, Menezes "julga que tudo é possível para angariar votos".

Para o candidato do BE, "a CNE deve apreciar com urgência esta matéria e agir em conformidade".

A candidatura de Luís Filipe Menezes entende ainda que a notícia do Público "conduz os leitores a uma leitura enviesada, sugerindo o aproveitamento político do candidato em detrimento do humanismo que sempre o caracterizou".

Para além de José Soeiro e Menezes, estão na corrida às autárquicas no Porto Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Pedro Carvalho (CDU), Nuno Cardoso (independente), e José Manuel Costa Pereira (Partido Trabalhista Português).

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.