Ampliação de Conímbriga era objectivo que estava por cumprir há 60 anos

| País
Porto Canal / Agências
Condeixa-a-Nova, 09 jun (Lusa) - O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, afirmou hoje em Condeixa-a-Nova que o projeto de ampliação das Ruínas de Conímbriga era um objetivo que estava por cumprir "há 60 anos".

O governante congratulou-se com o protocolo assinado hoje entre a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e a Câmara Municipal de Condeixa, considerando que os objetivos estavam "anunciados há 60 anos e há 60 anos que estão por cumprir".

Considerou também que o projeto de ampliação das Ruínas de Conímbriga é relevante" para o município, mas também para a região Centro e para o país".

O projeto, que deve ter um investimento de cerca de três milhões de euros e que vai ser candidatado a fundos comunitários, pode permitir a visualização do anfiteatro romano e criação de acessos a esse mesmo anfiteatro através de um novo circuito de acesso às ruínas.

Ainda durante este ano prevê-se que se efetue a remoção de vegetação, movimentação e remoção de terras, intervenção arqueológica, aquisição de terrenos, levantamentos topográficos dos imóveis da freguesia de Condeixa-a-Velha e a preparação do concurso público para a ampliação do museu presente nas ruínas, entre outros pontos.

Estes são "passos que se podem realizar sem financiamento comunitário", precisando-se depois desse apoio "para se concluir aquilo que é o projeto estratégico", explicou Jorge Barreto Xavier, sublinhando que é fundamental "garantir" que se chega a 2016 com "os parâmetros de 2015 concluídos".

A Câmara deverá participar com 200 mil euros neste investimento e o Governo com 600 mil euros, parte já investida.

Segundo o subdiretor da DGPC, João Carlos Santos, o projeto prevê campanhas de escavações arqueológicas junto ao antigo anfiteatro, trabalhos de restauro e musealização, estando também pensados projetos de recuperação ou demolição de imóveis na zona ampliada, podendo em alguns desses imóveis serem instaladas "algumas funções" do museu.

O projeto contempla ainda uma ampliação do museu, com a criação de uma sala de exposição temporária e a transferência da oficina dos mosaicos para esse mesmo espaço.

O presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, frisou "a importância histórica" do projeto de ampliação, considerando que as ações a implementar nesta iniciativa terão "um impacto significativo no concelho e nas Terras de Sicó".

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".