Dominado fogo na serra do Marão, Vila Real

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 23 ago (Lusa) -- O incêndio que deflagrou esta madrugada em Montes, Vila Real, e que obrigou à retirada dos habitantes devido ao fumo, foi dado como dominado ao final da manhã, segundo a Proteção Civil.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo foi dado como dominado às 11:55.

O presidente da Junta da Campeã, Lino Carvalho, afirmou à agência Lusa que durante a noite os moradores de Montes foram retirados desta pequena aldeia "por uma questão de precaução", devido ao fumo intenso que se fazia sentir nesta encosta da serra do Marão.

O autarca referiu que estavam na localidade cerca de 30 pessoas, muitos deles emigrantes. Neste lugar vivem durante o ano apenas três pessoas

Lino Carvalho disse ainda que os moradores foram autorizados pela GNR a regressar às suas casas durante a manhã.

No terreno permanecem 57 bombeiros e 17 viaturas.

No distrito de Vila Real, permanece ativo o incêndio de Soutelinho do Mezio, concelho de Vila Pouca de Aguiar.

O combate a este fogo está a ser feito por 119 operacionais e 35 viaturas.

O comandante operacional no local, que pertence aos bombeiros de Cerva, Jorge Campos, disse que os esforços foram concentrados na zona da Samardã, devido à proximidade de umas bombas de gasolina, na Estrada Nacional 2 (EN2).

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.