Nuno Cardoso reabre Batalha no Porto para atividades culturais

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 22 ago (Lusa) -- As portas do antigo cinema Batalha voltam a abrir ao público a 01 de setembro, anunciou hoje o candidato independente ao Porto Nuno Cardoso, que o arrendou até às eleições para lá promover atividades culturais diárias.

"Hoje é um dia simbólico para a candidatura. Estamos a reativar o Batalha", começou por dizer Nuno Cardoso em conferência de imprensa na antiga sala Bebé, a mais pequena, do edifício que se encontra encerrado desde 2010 e que ainda precisa de "oito a dez dias para obras" de reparação.

A candidatura conseguiu realizar um contrato de arrendamento de parte do cinema Batalha (sala Bebé e entrada principal) até às eleições de dia 29 de setembro e é lá que pretende criar o seu Centro Cultural, reanimando aquele edificado com atividades diárias.

Para Nuno Cardoso, o paradigma de reabilitação da cidade deve ser mudado e deve começar pela reativação dos espaços encerrados, como o cinema Batalha, passando depois para a sua reanimação e só depois, "com tempo", proceder à reabilitação.

A reconstrução, acrescentou, "não é garantia de que a cidade seja animada", pelo que "o fundamental é dar vida e isso ainda não foi conseguido".

"Não podemos pactuar com uma cidade em ruínas", lamentou o candidato que acredita que "para ter uma cidade animada" é preciso primeiro "ativá-la".

Nesse sentido, a candidatura independente quer fazer uma "revolução urbana" em três fases -- reativar, reanimar e reabilitar -- tendo, "uma visão pragmática de englobar todos os agentes" da cidade neste processo, com a câmara como "parceiro".

O candidato acredita que durante o período de abertura do Batalha, cujo programa cultural que se pretende diário ainda não está definido, surgirão ideias e iniciativas para o manter a funcionar após o dia 29 de setembro, data em que termina o contrato de arrendamento.

"A reabilitação só faz sentido após a reanimação" do espaço, assinalou Nuno Cardoso que quer "voltar a habituar as pessoas a ir ao Batalha".

Para além do independente Nuno Cardoso, estão na corrida às autárquicas no Porto Luís Filipe Menezes (PSD), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente apoiado pelo CDS-PP), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), e José Manuel Costa Pereira (Partido Trabalhista Português).

LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".