CDU quer que Politécnico de Viseu seja "embrião"de universidade pública

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 22 ago (Lusa) -- O candidato da CDU à presidência da Câmara de Viseu, Francisco Almeida, defendeu hoje que o instituto politécnico e as suas escolas devem ser o "embrião" de uma futura universidade pública da cidade.

No final de uma reunião com o presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), o candidato da CDU disse à agência Lusa que, recentemente, foi aprovada uma resolução na Assembleia da República "que aponta para a desvalorização dos institutos politécnicos, transformando-os quase em escolas profissionais avançadas".

"Não queremos o IPV transformado numa escola profissional. Queremos que continue a melhorar a sua qualidade e defendemos que deve ser o embrião da universidade pública de Viseu", afirmou.

Francisco Almeida sublinhou que o funcionamento do IPV "tem um grande impacto quotidiano na região, sobretudo no concelho de Viseu, mas poderá entrar numa situação de grande dificuldade" se forem confirmados os cortes previstos para 2014.

"O IPV pode contar com a CDU. O nosso compromisso é no sentido de contribuir para dar visibilidade à qualidade da instituição e ao papel que tem no concelho", garantiu.

Na sua opinião, "os partidos que têm estado na Câmara e passado pelo poder têm-se embrulhado em algumas declarações e medidas que não têm contribuído em nada para o desenvolvimento do ensino superior na cidade de Viseu".

O presidente do IPV, Fernando Sebastião, explicou à Lusa que tem sido feita "uma aposta grande na qualificação do corpo docente", que representou "um esforço financeiro bastante grande".

"Em 2015, o instituto vai ter certamente mais de 70% do seu corpo docente doutorado e, portanto, fica com condições para evoluir para aquilo que as forças vivas e o poder instituído possa pretender", acrescentou.

Além de Francisco Almeida, nas eleições autárquicas de 29 de setembro, concorrem à presidência da Câmara de Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Helder Amaral (CDS/PP) e Manuela Antunes (BE).

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.