Violência psicológica é a mais utilizada no namoro

Violência psicológica é a mais utilizada no namoro
| País
Porto Canal (RYG)

Um estudo realizado em 32 escolas no distrito do Porto revelou que a maior parte da violência exercida é de carácter psicológico.

456 jovens, com idade média de 13 anos, fizeram parte de um estudo realizado em 32 escolas do distrito do Porto sobre a violência no namoro. O trabalho insere-se no projecto Artways -- Políticas Educativas e de Formação contra a Violência e Delinquência Juvenil, da UMAR -- União de Mulheres Alternativa e Resposta, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian. No namoro a violência psicológica é a mais exercida.

“Ao nível da legitimação, mostra-se alarmante o facto de 27% dos inquiridos considerarem normal a violência psicológica e 13% considerarem normal a violência física. Isto é muito preocupante porque estamos a falar de uma idade que vai desde 11 até aos 18 anos", afirmou Maria José Magalhães, presidente da UMAR.

Para além destes dados, vários foram os resultados obtidos através do estudo realizado como 40% dos rapazes inquiridos consideram que é legítimo pressionar para beijar, 31% considera natural pressionar para ter relações sexuais, e 30% considerou normal controlar a forma de vestir dos outros.A presidente da UMAR diz que o resultado dos dados demonstra “a importância de uma intervenção junto dos jovens no sentido de desconstruir a ideia de que o namorado(a) é da sua posse e que faz com aquela pessoa o que quiser, porque ela é sua.”

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.