PCTP/MRPP candidata João Paz à Câmara da Figueira da Foz

| Política
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 22 Ago (Lusa) - O enfermeiro João Paz, 57 anos, é o candidato do PCTP/MRPP à Câmara Municipal da Figueira da Foz, um regresso daquele partido à corrida autárquica na cidade, 16 anos depois da última candidatura.

O cabeça de lista à autarquia, militante do PCTP/MRPP há 36 anos e enfermeiro no pólo do Sobral Cid do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, repete a candidatura de 1997, ocasião em que alcançou 200 votos, não logrando ser eleito.

"Dado o apoio e entusiasmo que senti, decidi avançar, também pela decisão do partido em concorrer a Coimbra e Figueira da Foz", disse João Paz à agência Lusa.

"Candidato-me para poder dizer, na minha cidade, que na atual crise há alternativas, a nível do país, que não tem de ser subserviente aos ditames da 'troika'. Mas também na Figueira da Foz, que tem de readaptar o seu tecido económico, há alternativa", frisou.

Afirmando-se "motivado" para a corrida autárquica de 29 de setembro, João Paz criticou os órgãos de comunicação social que, no seu entender, "dizem pouco sobre a real situação do país".

"O jornalismo de investigação está amordaçado em Portugal", sustentou o militante do PCTP/MRPP.

João Paz admitiu, no entanto, que as próximas eleições autárquicas vão decorrer num ambiente democrático "diferente, para melhor" em termos de igualdade de oportunidades entre os grandes e os pequenos partidos.

"Antes, [em 1997] não fui contactado por nenhum órgão de comunicação social", argumentou.

Na Figueira da Foz, o Partido Socialista recandidata o atual presidente da Câmara, João Ataíde, enquanto Miguel Almeida, líder concelhio social-democrata, lidera a coligação "Somos Figueira" que junta PSD, CDS-PP, MPT e PPM.

O sindicalista António Baião é o candidato da CDU à autarquia e Jorge Monteiro, professor do ensino secundário, é o cabeça de lista do Bloco de Esquerda.

JLS // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.