Misericórdia de Vila Verde abre "hospital de dia" para doentes com Alzheimer

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 22 ago (Lusa) - A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde abre a 2 de setembro o Centro de Bem-Estar e Reabilitação da Pessoa com Alzheimer, para colmatar uma lacuna existente na região, informou hoje a instituição.

"Acreditamos que, face à inexistência de serviços de apoio ao doente de Alzheimer e familiares no norte do País, este projeto irá ter um grande impacto positivo na vida dos seus utentes e familiares, sendo certo que a frequência do centro está já com taxa de ocupação de 100 por cento", refere um comunicado da Santa Casa.

Sublinha que a incidência da população com Alzheimer que recorre a lar de idosos e centro de dia no concelho de Vila Verde "tem vindo a aumentar a um ritmo acelerado, denotando-se que estas estruturas não estão preparadas para acolher estes utentes que carecem de cuidados e terapêuticas específicos e fundamentais para o tratamento desta patologia".

O Centro de Bem-Estar e Reabilitação da Pessoa com Alzheimer destina-se a pessoas adultas e idosas, portadores da doença, bem como aos familiares e cuidadores informais.

Tem capacidade diária para 15 utentes e irá funcionar num espaço nas novas instalações do Hospital da Misericórdia de Vila Verde.

O seu funcionamento será em regime de centro/hospital de dia, sendo que a Santa Casa assegura o "transporte adequado" dos utentes.

"Os utentes e familiares deste centro contarão, assim, além de um espaço renovado, equipado e adequado aos portadores daquela patologia, com uma equipa multidisciplinar que os acompanhará diariamente, composta, dentre outros, por psicóloga com formação específica, terapeuta, assistente social e auxiliares de ação médica", refere ainda o comunicado.

O centro tratará ainda de informar e instruir os familiares cuidadores sobre a patologia e as boas práticas a promover junto dos doentes, "encorajando comportamentos positivos".

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.